domingo, 6 de março de 2011

Um pouco sobre a morte de Lucília, A Rosa Vermelha, na Imprensa e Rede Social


Coluna UMAS & OUTRAS de Gê Alves
Para a história. Uberaba perdeu um ícone da história da região e por que não do Brasil. D. Lucília Soares Rosa foi uma mulher à frente do seu tempo. Que não lutou apenas queimando sutiãs ou batendo lata pelas ruas, que não buscou os interesses apenas da mulher ou de uma parcela da sociedade, mas do brasileiro como um todo, da dignidade humana, da justiça social. E pagou preços altos por não se curvar diante do poder político ou econômico, como se espera de comunistas convictos e não de ocasião, como tantos que vemos hoje por aí. Ela se foi, por ironia do destino, pouco antes de duas grandes homenagens: uma da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça e do lançamento do livro Lucília-Rosa Vermelha, escrito a quatro mãos em Uberaba por Luís Alberto Molinar (jornalista) e Luciana Maluf Vilela (historiadora), sob coordenação da jornalista Evacira Coraspe. Não! Não era Amélia, como diz a canção, a mulher de verdade... esta foi, sem dúvida, para nós, Lucília Rosa.

Coluna ALTERNATIVA de Lídia Prata / Daniela Brito (redatora interina)
Luto oficialDevido à importância de Dona Lucília Soares Rosa, o prefeito declarou luto por três dias no município em reconhecimento à militância política dela para o país. Dona Lucília foi uma das primeiras vereadoras do sexo feminino do Brasil, com longa história de vida em Uberaba, e faleceu anteontem aos 98 anos.
EmocionadoApesar de ser avesso a velórios, o prefeito também foi prestar a última homenagem a Dona Lucília. E se emocionou diante da apresentação de Cacá Peres, entoando o Hino Internacional Socialista na flauta com performance de Milo Sabino.

Site "VERMELHO"
Morre aos 98 anos Lucília Rosa, histórica líder comunista de MG


A “comunista convicta” – como sempre fazia questão de reafirmar – Lucília Soares Rosa, 98 anos, morreu de causa natural, na quinta-feira (3), às 18h30. Depois de jantar, deu um de seus gritos costumeiros. Foi sua despedida.

O enterro foi às 12 horas de sexta, no Cemitério Medalha Milagrosa, na Univerdecidade. Lucília deixa dois filhos dentistas: Calixto Rosa Neto, que foi vereador pelo PSD em Campo Florido (MG), de 1963 a 1964, e depois em Uberaba, de 1983 a 1988, pelo PMDB, e Moisés Soares Rosa, diretor a cooperativa Uniodonto, além de 13 netos, oito bisnetos e uma trineta.
Ela será homenageada pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, no final deste mês, ao lado de nove mulheres, entre elas Clara Charf, ex-mulher do deputado baiano constituinte de 1946 e guerrilheiro, Carlos Marighela. (...)
Leia artigo na íntegra:
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=1&id_noticia=149002

Nenhum comentário:

Cacá Perez & convidados II

Charge do Toninho

Charge do Toninho