quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Xico Xadrez - O Rei no Jogo da Vida


É cada vez mais raro existir pessoas idealistas, com princípios éticos, cristãos, enfim, pessoas amigas no sentido mais profundo da palavra. Assim, depois de um período de recesso do blog, mas intenso nos bastidores, venho através deste artigo fazer uma pequenina homenagem a um amigo verdadeiro que tive a honra de compartilhar, por várias décadas, nessa existência: Xico Xadrez.
No último domingo, findando o mês de janeiro, o nosso querido Xico partiu para o plano espiritual. Sua alegria de viver e seu exemplo de companheirismo, justiça e bom humor, no entanto, ficarão para sempre em nossos corações.
Uberaba perde um dos maiores promotores dos valores humanos, da cidadania, que ele singularmente espalhava entre nós através do xadrez, da arte, da política no sentido puro da palavra, do exemplo cristão de solidariedade. Não havia fronteiras para sua arte. Nas praças, escolas, Caresami, ou pelo mundo afora, Xico Xadrez estava ali, socializando, quebrando barreiras, elevando a auto-estima, educando, amando enfim a todos que o rodeavam, sempre com um sorriso maduro e um bom humor peculiar. Iniciou meu filho e meu sobrinho na arte do xadrez, assim como fez com milhares de pessoas. Sem falar nas dezenas de premiações, títulos, medalhas, troféus...
Brilhante agente cultural e defensor de uma política cultural democrática para Uberaba, nos encontramos na Audiência Pública sobre cultura realizada na Câmara Municipal no ano passado, e na II Conferência Municipal de Cultura, no Centro Administrativo da PMU. Eterno defensor e antigo associado do TEU - Teatro Experimental de Uberaba, foi um dos grandes apoiadores na luta pela valorização e reorganização da nossa entidade.
Convivemos por muitos anos também na política partidária, no PT, e foi um dos raríssimos companheiros que pude realmente chamar de amigo. Nos momentos mais críticos ele sempre esteve ao meu lado, não porque éramos amigos, mas porque defendíamos os mesmos princípios: a verdade e a justiça. Ele sempre muito sereno, defendia antigas reivindicações e valores que com o tempo foram sendo deixadas de lado. Mas a verdade nunca fica velha e a justiça é um bem permanente, por isso, Xico Xadrez sempre estará entre nós encarnados, pois sua bandeira nunca será recolhida, ao menos enquanto existir uma única pessoa que seja digna de ser chamada "Filho de Deus", ou para aqueles mais céticos, apenas um "Grande Homem".
É impossível, no entanto, não ficar profundamente triste com sua partida, pois ainda que no mundo de hoje tudo e todos sejam "substituíveis", Xico Xadrez faz parte, no entanto, daquele pequeno universo das Grandes Almas, onde por serem tão verdadeiras e incorruptíveis, são assim, insubstituíveis e únicas no universo.
Uberaba perde uma Grande Alma. Perde um exemplar de ser humano, que infelizmente está em extinção. O Plano espiritual no entanto, o recebe de volta com louvor. Missão cumprida Xico. Xeque-Mate. O "Rei" no "jogo da vida" está morto. Mas como diz o Milton Nascimento... "qualquer dia amigo a gente vai se encontrar".
Deus nos proteja a todos e o receba na luz de seu amor, hoje e sempre. Assim seja.
Foto: Jornal de Uberaba

7 comentários:

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Muitos caminham... poucos ousam caminhar, semeando sonhos...
Muitos estão presentes... poucos marcam a sua presença com a alteridade de uma vida...
Chico Xadrez... caminhou, sonhou, e o fez cheio de dignidade e ternura.
Lega-nos serenidade, oudadia e um olhar de esperança, sempre pródigo de sorrisos.
Paz, amigo!
Quue sejamos mais ternos e suaves na luz do seu legado.
jorge bichuetti

ALEXANDRE SAAD disse...

Todos sentimos. Seguramente Xico faz parte "daquele pequeno universo de grandes almas". Bela homenagem Cacá. Abço. Guti Saad

Anônimo disse...

Somente hoje tomei conhecimento de fato tão triste. Um grande amigo, uma grande personalidade. Cacá, muito bem escolhidas foram as palavras que você usou em seu texto. Que DEUS sempre te abençõe, meu amigo. E que ELE receba em LUZ o nosso amigo Xico Xadrez. Abração. Zé Neto

Anônimo disse...

Foi uma dádiva conviver com o Xico durante tantos anos! Trata-se de uma perda inestimável.
Sandra

Anônimo disse...

Lindos dizeres dos amigos acima,agradeco a todos. Como prima e madrinha(ainda crianca chorei para se-lo,tamanha afinidade espiritual).
Mas posso completar a honra de ter na familia um SER tao cheio de qualidades,e ser tao humilde,essa a sua maior qualidade.Cheio de trofeus,digno dos GRANDES,e nao os exibia,apenas mostrava seus trunfos.E nós ficávamos envaidecidos ,pois sabemos que esse jogo e para pessoas inteligentes,calmas e acima de tudo com grande capacidade de concentracao.
Netinho,sua falta entre nos jamais sera preenchida,mas sabemos que agora está diante de Deus,e vendo os anjinhos que sempre teve tanta fe de perto.
Daqui,apenas sonhamos com o dia que nos reeencontraremos.
Beijos com saudades
Cristina Lucia.

Anônimo disse...

É muito bom saber que o nosso Netinho, mais conhecido como Xico Xadrez era muito querido não só para a família, mais também para os amigos e para a cidade de Uberaba. Muito lindas as palavras acima. O Neto foi um ser humano único, uma pessoa exemplar, um exemplo a ser seguida, sua humildade encantava a todos já que se tratava de uma inteligência acima da média, se destacando em tudo que se empenhava, aos estudos, projetos, xadrez, etc..... seu humor afetava a todos, não tinha quem não dava um sorriso com ele, seu coração era puro, ele não via maldade em ninguém. Eu nunca o ví falando mal de ninguém, “não tinha tempo ruim para ele”, a definição que eu encontro é que o Neto não era para esse mundo, era um ser especial demais.
A Saudade será eterna, nada preenchera o vazio da sua presença, o silencio do seu sorriso e das palavras amigas, mais como disse minha mãe, daqui, sonhamos com o dia em que reencontraremos!!!!

Eu tinha muito ORGULHO de você!

SAUDADES ETERNAS

Sua prima Patrícia Silveira

Anônimo disse...

Eu vi o Chico pela primeira vez, infelizmente,na despedida de uma amiga querida e comum a nós: Ângela Mendes.
Nós nos conhecemos e nos tornamos amigos de verdade cursando Crítica Literária. Ele foi a primeira pessoa que vi quando lá cheguei, a primeira pessoa com quem me identifiquei e nossa amizade e carinho pela amiga comum fortificaram nossa então recente amizade.
Sua inteligência era sem tamanho, ímpar, uma mente brilhante como de poucos,coisa de gênio.
Ele sabia "saborear" as palavras como ninguém. Seu raciocínio, tão complexo, que às vezes se tornava difícil acompanhar.
Fui abençoada com sua amizade e dedicação, com seus mimos e elogios, com sua alegria e humildade.
Assim nos tornamos companheiros de trabalhos e do mesmo modo ele cativou meus filhos, o restante de minha família e amigos que frequentam minha casa e que aqui o conheceram.
A notícia de seu falecimento chegou na hora em que estou comemorando a formatura do meu filho mais velho.
Desde então estou vivendo um misto de tristeza e alegria desde o início da semana.
Peço a Deus que abençõe meu amigo, que traga consolo para os corações das pessoas que tanto o amam e que estão sofrendo com sua partida deste mundo.
A sua família deixo o meu abraço e meus sinceros pêsames.
Amigo Chico, onde estiver, saiba que foi um privilégio pertencer ao seu círculo de amizade e que você deixou muita saudade!!!!!
Heloísa Lessa

Cacá Perez & convidados II

Charge do Toninho

Charge do Toninho