sábado, 26 de fevereiro de 2011

"Sou um negro em movimento"-um pouco sobre o ator uberabense BENÊ SILVA


Foto: Fato Expresso
"Atuação marcanteBenedito Vicente da Silva foi Ator, Dramaturgo e Cineclubista, estudou Artes Cênicas na EAD – Escola de Arte Dramática de São Paulo, fez parte do TEN – Teatro Experimental do Negro na década de 1950, no Rio de Janeiro, com a atriz Ruth de Souza.
Em 1969, o dramaturgo Plínio Marcos citou Benê como um ator negro que poderia ter sido escolhido para o papel de ‘Pai Tomás’ em uma novela da Globo, que preferiu escolher um ator branco (Sérgio Cardoso) e pintá-lo de preto, ao invés de colocar um negro no papel principal. Dizia Plínio Marcos, no Jornal Última Hora (RJ): “O Sérgio Cardoso é o cara que vai se prestar ao triste papel de se pintar de preto pra fazer o Tomás… enquanto Samuel, Dalmo Ferreira, Benê Silva (formado pela Escola de Arte Dramática), Milton Gonçalves, Antônio Pitanga, Carlão Caxambu e tantos outros atores negros, de valor provado, ficam pegando as rebarbas das quebradas da vida”.

A partir dos anos 1970 Benê participou como ator em diversas produções cinematográficas, no Brasil e no Exterior. No Brasil, por exemplo, participou do filme “A Folha do Padre” (1975), dirigido por Tony Vieira. Foi também um dos grandes destaques da montagem brasileira da Ópera-Rock Hair, um manifesto teatral e musical em repúdio à participação dos EUA na guerra do Vietnã. Nos EUA o espetáculo foi transformado em um filme de longa metragem, com grande sucesso mundial.
Parte da peça pode ser vista em fotos e som original de ‘Aquarius’ interpretada pelos atores brasileiros, entre os quais Benê Silva:


Nos últimos anos, Benê Silva radicou-se no Embu, criando o “Cineclube de Embu das Artes”, oficializado em 10 de setembro de 2006, agitando a cena cultural, participando de todas as iniciativas, debates, fóruns de discussões relativos à promoção cultural na cidade.

Na cerimônia de inauguração das atividades do Cine Clube Embu das Artes foi exibido o filme ‘Vida de Artista’, produção e direção do cineasta João Batista de Andrade, então Secretário Estadual de Cultura, que fez questão de participar pessoalmente do evento, a convite de Benê Silva. De 13 de setembro a 02 de outubro de 2006, no mesmo Centro Cultural, foi realizada a Primeira Mostra de Filmes Brasileiros de Embu das Artes, quando foram exibidos diversos filmes nacionais.

Benê nasceu em Uberaba, Minas Gerais, em 16 de agosto de 1942, e faleceu aos 69 anos, no Embu, nesta segunda-feira, 21 de fevereiro, tendo sido sepultado no Cemitério Vale dos Reïs, Embu, nesta terça-feira.

Benê Silva abre uma lacuna no movimento cultural de Embu, deixando dezenas de amigos e admiradores de seu talento, espírito rebelde, de luta e de vida. Segundo seus amigos, ele sempre dizia estar com sede, adorava beber com os amigos, mas alertava: “Não bebo o meu juízo”. Quando perguntavam o que ele pensava sobre si mesmo e sua obra, dizia apenas: “Sou um negro em movimento”.

No Embu cultuou amigos, como Raquel Trindade, Renato Gonda, Ney Silva, Charles Brait, Alexandre Oliveira, entre outros. Na sessão da Câmara de Embu desta quarta-feira (23/2), a pedido dos amigos de Benê Silva, o presidente da Câmara, vereador Silvino Bomfim, leu um breve relato sobre a vida do artista, determinou um minuto de silêncio em memória de Benê. Durante a homenagem, um pequeno filme foi projetado em memória do falecido.

(Texto: Márcio Amêndola / Foto-Montagem com fotos de autoria de Charles Brait)

Fonte: http://www.fatoexpresso.com.br/2011/02/23/ator-bene-silva-morre-no-embu/

Nenhum comentário:

Cacá Perez & convidados II

Charge do Toninho

Charge do Toninho