domingo, 1 de novembro de 2009

II Conferência Municipal de Cultura - Avaliação

A política cultural de Uberaba tem muito que comemorar. A II Conferência Municipal de Cultura atingiu suas metas e agora nosso município começa a entrar de forma consistente no Sistema Nacional de Cultura - SNC, na teoria e na prática.


A cidade carecia de um Plano Municipal de Cultura, que começa agora a ser esboçado e traçado.

Através dos eixos temáticos nacional e fóruns setoriais focados nas questões locais, encaminhamentos de propostas foram apresentadas e serão defendidas pelos Delegados eleitos, em âmbito estadual, e pelos Conselheiros eleitos, em âmbito municipal.

Em breve deverá ser convocada nova assembléia para composição das câmaras temáticas, com 2 representantes de cada área, sendo 1 titular e 1 suplente.

Uma Lei Municipal de Incentivo à Cultura já está em estudo, e o Fundo Municipal, criado em 2005 deverá agora receber recursos para seu pleno funcionamento.

Uma das propostas apresentadas na Conferência diz respeito a uma maior participação do segmento cultural em relação ao Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e Lei Orçamentária Anual – LOA, que são instrumentos legais já implementados no município e que são mecanismos contemplados no Sistema Municipal de Cultura, inserido no SNC, criado pelo Ministério da Cultura.

Em 2010, ano que Uberaba completa 190 anos, a cultura estará em festa. O TEU – Teatro Experimental de Uberaba completará 45 anos de fundação e boas notícias de parceria com a Fundação Cultural de Uberaba em breve serão anunciadas.

Tudo, no entanto, começa a partir do sonho daqueles artistas e agentes culturais que nunca desistiram. Pessoas anônimas que muitos daqueles que puderam participar da II Conferência Municipal de Cultura, sequer conhecem ou reconhecem. Posso dizer que sou um desses sonhadores que nunca desistiu da cultura de Uberaba. Posso dizer também que fui um dos responsáveis pela realização da votação no Conselho Municipal de Políticas Culturais, e o Presidente da Fundação Cultural é testemunha disso. Digo isso porque tive a infeliz experiência de ver alguns participantes da conferência negarem meu direito a voto para Delegado, após episódio atípico. Mas felizmente, a maioria da plenária legitimou minha participação. Fui eleito Delegado, entre os 11 que irão representar Uberaba, e possivelmente meu voto não faria diferença para que eu fosse eleito, mas é triste perceber que pessoas tão jovens e principalmente outras com décadas de vivência na área cultura, e sabedoras de minha história, e que até julgava amigas, puderam ser autoras de ato tão cerceador. Uma das prerrogativas do SNC é o direito à participação e contra atos de discriminação e intolerância. Aliás, uma proposta minha, incluindo os povos indígenas como uma das áreas a serem defendidas pelo Conselho Municipal e no Cadastro Cultural, aprovada pela plenária, teve, por incrível que pareça, votos contrários. Ou seja, em todos os níveis, até mesmo no segmento cultural, encontramos um micro-universo de nossa sociedade brasileira, com suas virtudes, mas também com suas mazelas.

Cabe a todos nós, sociedade civil organizada e representantes do Poder Público, investirmos na educação e cultura de nossas crianças e jovens para que essa realidade no futuro seja apenas uma triste lembrança.

Porém, a hora agora é de comemorar o início de uma nova era para a cultura de Uberaba.

Por isso, parabéns aos artistas, produtores, agentes culturais, gestores de entidades culturais, Fundação Cultural, Prefeitura Municipal e Câmara Municipal de Uberaba, que se uniram para construir um Sonho Real, como já dizia Lô Borges.

Não poderia encerrar sem agradecer o apoio de todos aqueles que participaram da conferência, me apoiaram e me confiaram seus votos, permitindo que pudesse representá-los em Belo Horizonte. Meu muito obrigado ao Presidente da FCU, Rodrigo Mateus, que sempre está aberto para acolher nossas sugestões e solicitações, extensivo a toda sua equipe. A todos os associados do TEU, especialmente à companheira Tânia Mara Garcia, de importância inestimável na construção de uma nova política cultural do município, mas principalmente por ser amiga fiel e defensora incansável de valores humanos que andam um pouco esquecidos pela nossa sociedade. À minha companheira e aos meus filhos, e à memória de minha mãe que sempre esteve ao meu lado e ainda que eu estivesse desencantado sempre me dizia: “Amanhã é um novo dia”. Assim seja.

Carlos Perez

Um comentário:

Ludmila disse...

Estou muito satisfeita. Estamos no momento certo. Seremos muito bem representados na Conferencia Estadual. Parabens aos Delegados e Conselheiros eleitos, ao Rodrigo Mateus pela força de vontade e paciência de escutar a todos nós com muito carinho e atenção, ao queridissimo Antonio Carlos pelo longo caminho de sonhos e batalhas e por nunca ter desistido.
Caca, sua eleição foi merecida. Vamos que vamos. A hora é agora, como disse sabiamente no Post.

Cacá Perez & convidados II

Charge do Toninho

Charge do Toninho