segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Encontro de Artistas com o Deputado Nárcio e Fundação Cultural no Vera Cruz

Vários representantes da comunidade artística e cultural da cidade estiveram reunidos na manhã de sábado (28) com o presidente da Fundação Cultural de Uberaba (FCU), Rodrigo Mateus e o Deputado Federal Nárcio Rodrigues (PSDB/MG). O encontro aconteceu no hall de entrada do Cine Teatro Municipal Vera Cruz e tratou sobre projetos estruturantes para a política cultural da cidade no ano de 2010.


A reunião, pedida pelo deputado, teve como objetivo a análise das necessidades dos segmentos, pois o deputado pretende viabilizar recursos para a área cultural da cidade em 2010. Nárcio Rodrigues é um dos deputados que mais possuem emendas individuais ao orçamento do Ministério da Cultura e tem mantido contato direto com a FCU.


Durante a reunião Nárcio Rodrigues falou sobre a importância da cultura na vida de todos: “A arte é a grande ferramenta na construção da cidadania. Nossa cidade tem um potencial extraordinário em todas as áreas da cultura, nós só precisamos detectar isso e trabalhar juntos para colocar Uberaba novamente no topo das atividades culturais”, elencou o deputado.


O presidente da Fundação Cultural, Rodrigo Mateus de Oliveira Signorelli, ressaltou a importância desses encontros: “certamente nós só iremos realizar grandes projetos se nos reunirmos desta forma. A cada novo encontro, mais pessoas interessadas comparecem e elas não representam a si mesmas, mas sim instituições e segmentos que  tornam nossas reuniões ainda maiores” afirmou Mateus.


O deputado Nárcio Rodrigues confirmou que duas emendas parlamentares de sua autoria irão viabilizar a reforma do galpão da Mojiana, que abrigará o Arquivo Público de Uberaba e passará a se chamar “Estação Memória” e também a construção da sede própria da Casa do Artesão. Reafirmou que pretende destinar mais uma emenda ao projeto de construção da “Alameda Literária” na rua Comendador Quintino, espaço para atividades ligadas ao incentivo do livro e da leitura, em parceria com a Prefeitura Municipal.     

Uma comissão formada pelo presidente da FCU, Rodrigo Mateus, a diretora do Arquivo Público e o Professor Gilberto Caixeta, assessor de Nárcio, iráreceber e formatar outras propostas até janeiro de 2010.

Marcela Pires -
Assessora de Comunicação -
Fundação Cultural de Uberaba



Na oportunidade o TEU - Teatro Experimental de Uberaba se fez presente com a participação de vários diretores e conselheiros. Projetos nas áreas de capacitação profissional e eventos culturais durante o ano de 2010, comemorando os 190 anos de Uberaba e os 45 anos da entidade serão priorizados e entregues também à assessoria do Deputado Nárcio, com o apoio da Fundação Cultural.
Vale destacar a articulação do Presidente da FCU, Rodrigo Mateus, empenhando-se na otimização do potencial político cultural de Uberaba.
Os artistas se fizeram presentes em grande número, atendendo à convocação da FCU, esperançosos de que novos recursos possam atender à grande demanda cultural do município.
Destaquei a Lei de Incentivo Cultural criada pelo atual assessor do Deputado, o ex vereador e professor de História, Gilberto Caixeta, mas que  não foi bem aproveitado pelos governos municipais, sendo uma das prioridades para 2010, juntamente com o Fundo Municipal de Cultura.
Parabéns ao Deputado Federal e à FCU pela iniciativa.

Nenhum comentário:

Cacá Perez & convidados II

Charge do Toninho

Charge do Toninho