No dia da Inconfidência Mineira, 21 de abril, o TEU - Teatro Experimental de Uberaba completa 45 anos de criação. Dessa vez não citarei a centena de nomes que compõe a história da nossa associação, valendo-me apenas de um nome que representa a todos nós: Maurilo Cunha Campos de Moraes e Castro, um dos fundadores do TEU que já se encontra na pátria espiritual e tem seu nome eternizado na sala de espetáculos do teatro.
O que temos a comemorar é que estamos mais vivos do que nunca. Alguns pontos que merecem destaque: a) Nosso registro cartorial com a posse da nova diretoria e novo estatuto, graças à colaboração de familiares, amigos artistas, advogadas e o apoio imprescindível da Escola Rubem Alves. b) Aprovação de duas emendas parlamentares, de autoria dos vereadores Godoy e Lerin. Nosso muito obrigado a eles, lembrando que desde a década de 70 temos utilidade pública municipal e ainda não tínhamos recebido esse tipo de apoio. c)Participação no Edital "Rede de Pontos de Cultura de Uberaba". d)Participação na política cultural do município, principalmente através da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Uberaba.
De negativo os pontos que merecem maior destaque são: a) O não reconhecimento da nossa sede própria pela Fundação Cultural de Uberaba, sendo recorrente neste governo. b) A dificuldade ou impossibilidade de um convênio entre a nossa ong e a PMU. c) A dificuldade em participar da dotação orçamentária para a cultura. d) A dificuldade para aprovar nossos projetos culturais no município.
No dia da Inconfidência Mineira, portanto, não abriremos a cortina do nosso palco, nem acenderemos holofotes. Iremos comemorar nos bastidores, literalmente, nossa luta de resistência e superação. Os personagens principais serão nossa ata e estatuto registrados, nossas emendas parlamentares, nossos tributos federais quitados, e na platéia nossa diretoria e conselho, amigos e colaboradores, vereadores, empresas e imprensa que nos apóiam. O peso da "coroa" ainda se faz presente em nossos dias, e os impostos, taxas, tributos, dizem, são ainda maiores que nos tempos do Império.
Em 2010 nosso aniversário será nos bastidores. Um silêncio que se faz necessário em tempos de reconstrução.
Em 2010 nosso aniversário será nos bastidores. Um silêncio que se faz necessário em tempos de reconstrução.
Um comentário:
Diretoria e Amigos do TEU.45 anos é muita coisa. Uma Entidade Cultural que vive de PÈ,este tempo todo,realmente deveria ser comemorado de outra forma. Mas a nossa comemoração nos BASTIDORES, demostra que ainda estamos VIVOS E LUTANDO pela CULTURA DE UBERABA. Gostaria de parabenizar a todos que engajaram e que estão trabalhando sem remuneração e com AMOR por esta causa.VIVA O TEU.O TEU NÂO É SEU É NOSSO.
Postar um comentário