sexta-feira, 16 de abril de 2010

TEU 45 ANOS

No dia da Inconfidência Mineira, 21 de abril, o TEU - Teatro Experimental de Uberaba completa 45 anos de criação. Dessa vez não citarei a centena de nomes que compõe a história da nossa associação, valendo-me apenas de um nome que representa a todos nós: Maurilo Cunha Campos de Moraes e Castro, um dos fundadores do TEU que já se encontra na pátria espiritual e tem seu nome eternizado na sala de espetáculos do teatro.
O que temos a comemorar é que estamos mais vivos do que nunca. Alguns pontos que merecem destaque: a) Nosso registro cartorial com a posse da nova diretoria e novo estatuto, graças à colaboração de familiares, amigos artistas, advogadas e o apoio imprescindível da Escola Rubem Alves. b) Aprovação de duas emendas parlamentares, de autoria dos vereadores Godoy e Lerin. Nosso muito obrigado a eles, lembrando que desde a década de 70 temos utilidade pública municipal e ainda não tínhamos recebido esse tipo de apoio. c)Participação no Edital "Rede de Pontos de Cultura de Uberaba". d)Participação na política cultural do município, principalmente através da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Uberaba.   
De negativo os pontos que merecem maior destaque são: a) O não reconhecimento da nossa sede própria pela Fundação Cultural de Uberaba, sendo recorrente neste governo. b) A dificuldade ou impossibilidade de um convênio entre a nossa ong e a PMU. c) A dificuldade em participar da dotação orçamentária para a cultura. d) A dificuldade para aprovar nossos projetos culturais no município.
No dia da Inconfidência Mineira, portanto, não abriremos a cortina do nosso palco, nem acenderemos holofotes. Iremos comemorar nos bastidores, literalmente, nossa luta de resistência e superação. Os personagens principais serão nossa ata e estatuto registrados, nossas emendas parlamentares, nossos tributos federais quitados, e na platéia nossa diretoria e conselho, amigos e colaboradores, vereadores, empresas e imprensa que nos apóiam. O peso da "coroa" ainda se faz presente em nossos dias, e os impostos, taxas, tributos, dizem, são ainda maiores que nos tempos do Império.
Em 2010 nosso aniversário será nos bastidores. Um silêncio que se faz necessário em tempos de reconstrução.

Um comentário:

ludossauro disse...

Diretoria e Amigos do TEU.45 anos é muita coisa. Uma Entidade Cultural que vive de PÈ,este tempo todo,realmente deveria ser comemorado de outra forma. Mas a nossa comemoração nos BASTIDORES, demostra que ainda estamos VIVOS E LUTANDO pela CULTURA DE UBERABA. Gostaria de parabenizar a todos que engajaram e que estão trabalhando sem remuneração e com AMOR por esta causa.VIVA O TEU.O TEU NÂO É SEU É NOSSO.

Cacá Perez & convidados II

Charge do Toninho

Charge do Toninho