segunda-feira, 13 de julho de 2009

Protestos e Encontro com MINC e Funarte marcam os primeiros dias do Presidente da FCU


No dia em que os jornais noticiavam o manifesto de vários segmentos artísticos, em protesto à nomeação do novo Presidente da Fundação Cultural, Rodrigo Mateus, e por uma política cultural mais eficiente em Uberaba, acontecia no Anfiteatro do Centro Administrativo um encontro com representantes do Ministério da Cultura e Funarte, para discutir Políticas, Programas e Ações do Ministério da Cultura e outros assuntos do setor cultural.

O Presidente da Fundação Cultural, Rodrigo Mateus (representando o Prefeito), Fernanda Roqueti (representando Silvana Elias) da SEPAI, Vanessa Silva Faria da AMVALE, Aída Ferrari do MINC-MG, Mirian Lott da FUNARTE-MG, compuseram a mesa do evento.

O Hino Nacional, em vídeo, deu início à cerimônia, representando a diversidade cultural de nosso país. Em seguida, o Grupo de Viola da FCU deu um show à parte.
Artistas, agentes culturais, entidades do município e região prestigiaram o encontro. Destaque para as presenças de Beethoven e Lélia Teixeira, Virgínia (Sacramento), Lélia Bruno (Arquivo) e equipe, Lívia Queiroz (atriz), representantes do SESI, Museu do Zebu, TEU, Museu Santa Rita, entre outros.

Um dos pontos importantes e fundamentais do encontro foi sobre o Sistema Nacional de Cultura, enfatizando o Conselho Municipal de Cultura, o Fundo Municipal de Cultura e o ICMS Cultural. Até 30 de setembro é o prazo para que o Município realize sua Conferência, e possa estar apta a receber benefícios fiscais para o Setor Cultural.

Manifestei ao Presidente da FCU a importância de se implementar a Lei Municipal de Incentivo à Cultura e o Fundo Municipal de Cultura, que estão no Programa de Governo de Anderson, e que dariam o suporte necessário para que a classe artística e os segmentos culturais do município possam realizar seus projetos, atendendo assim a uma demanda local, impossível de ser atendida pelas Leis de Incentivo Estadual e Federal. Destaquei também a importância de parceria entre PMU e TEU.

Relatei o encontro com a Secretária de Cultura de Uberlândia, Mônica Debs, acompanhado dos Vereadores Lourival e Godoy, onde fomos conhecer o PMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura daquele município, implementado há alguns anos. Este ano os recursos chegam a 1 milhão e quatrocentos mil reais. Uma referência cultural em nossa região, que toda classe artística uberabense, tenho certeza, gostaria de ver concretizada por aqui.

Durante o debate viu-se a necessidade também, de uma Consultoria mais sistemática aos Projetos Culturais dos Artistas uberabenses, que de algum modo já vem acontecendo através da SEPAI e FCU. Porém, pode ser intensificado e divulgado com maior ênfase.

No final do evento propus à representante da FUNARTE, Mirian Lott, a possibilidade de realizarmos uma semana cultural dedicada à Uberaba, em Belo Horizonte, a exemplo do que ocorreu no mandato do Prefeito Wagner do Nascimento, com a Semana de Uberaba no Palácio das Artes, onde pude participar com o saudoso Grupo Instrumental Trem Mineiro. Seria uma oportunidade de mostrarmos a dança, teatro, música, artes visuais dos artistas uberabenses na capital do Estado. A idéia foi bem recebida por Mirian e apoiada pela atriz Cássia Magaly, do Grupo UM de Teatro, também presente no evento.

Mãos à obra, pois já perdemos tempo demais e estamos comendo poeira. Espero que com diálogo e boa vontade, encontremos caminhos e soluções para a cultura de Uberaba, respeitando a diversidade de pensamentos e manifestações, característica fundamental nas artes e na democracia.
Postagem original
http://vozdocerradocarlosperez.blogspot.com/2009/05/protestos-e-encontro-com-minc-e-funarte.html

Nenhum comentário:

Cacá Perez & convidados II

Charge do Toninho

Charge do Toninho