segunda-feira, 13 de julho de 2009

LIBERTAS QUAE SERA TAMEM. Na cidadania, na arte, na vida, enfim...


21 de abril. Dia de Tiradentes. Inconfidência Mineira. Ideal de liberdade. Inspirada no Iluminismo. Contra a expoliação da Coroa portuguesa. A derrama. Impostos e taxas abusivas. Verdades, conjecturas, meia-verdades? Fato é que pouco sabemos sobre os bastidores dessa história.

Hoje trabalhamos mais de 1/3 do ano para pagar impostos, taxas, licenças, alvarás, tributos que não parecem ter fim. Uma expoliação legalizada. "Tiradentes", porém, praticamente não mais existem. E os que teimam em levantar a voz são "mortos" pelo poder econômico, pela mídia comprada, pela corrupção de líderes populares.

A "coroa" hoje é muito mais eficaz e perversa. Inverte os papéis do opressor e oprimido. Quem clama justiça é considerado baderneiro ou polêmico. Quem pratica a injustiça tem imunidade parlamentar ou política.

21 de abril. Data de fundação do TEU. Teatro Experimental de Uberaba. Não por acaso, essa data foi escolhida em pleno ano de 1965. A voz do povo através da arte. A voz da arte a guiar o povo. Qual alferes perseguido, o TEU luta em manter-se vivo. Mas nova sina esperamos ao final dessa história, que não pode ter fim. Herança eterna para as novas gerações.

Se em plena ditadura os heróis uberabenses ergueram a bandeira da liberdade, ainda que tardia, em tempos de "democracia" não podemos deixar nos abater.

21 de abril. LIBERTAS QUAE SERA TAMEM. Na cidadania, na arte, na vida, enfim.

Carlos Perez
arte: Neli Neto
Postagem original em 21 de abril de 2009 no blog:
http://vozdocerradocarlosperez.blogspot.com/2009/04/libertas-quae-sera-tamem-na-cidadania.html

Nenhum comentário:

Cacá Perez & convidados II

Charge do Toninho

Charge do Toninho