quarta-feira, 22 de julho de 2009

PROPOSTAS EM ESTUDO - Participe

1- Implantação da pauta inserida no Plano de Governo de Anderson:

Revisão da situação do Teatro Experimental de Uberaba”.

“Negociação de parceria com a direção civil da entidade visando à retomada na função histórica do TEU como centro de formação artística, através de oficinas, cursos e abrigo dos grupos ligados às artes cênicas.”

Visando o cumprimento da proposta acima propomos:

a- Criação de uma gestão compartilhada entre TEU e Fundação Cultural, mediante um Plano de Ação.

b- Dotação orçamentária inclusa na Lei de Orçamento do Município, que contemple o TEU-Ong, possibilitando a retomada de projetos culturais em sintonia com os vários grupos artísticos e agentes culturais de Uberaba.

c- Criação do Grupo de Teatro do TEU, coordenado pela Ong.

d- Oficinas culturais de música, artes cênicas, artes visuais, arte-educação, entre outras.

e- Quinteto de Cordas (QUINTEU)

f- Orquestra Jovem.

2- Regulamentação ou Criação de uma nova Lei Municipal de Incentivo à Cultura e Fundo Municipal de Cultura.

Também inserida no Programa de Governo da atual gestão.

Antiga reivindicação da comunidade artística, a LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA e o FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA irão atender uma demanda local, democratizando a participação dos agentes, grupos, ONGs e Instituições ligadas à cultura, dando autonomia ao segmento e descentralizando as ações de políticas públicas.

3- Criação de uma Assessoria Técnica Cultural para encaminhamento e formatação de projetos para captação de recursos em nível municipal, estadual e federal, através das Leis de Incentivo à Cultura já existentes, ou a serem criadas.

A acessibilidade cultural é um dos pontos importantes a serem conquistados.

Muitas vezes o artista é prejudicado em seus projetos por falta de uma Consultoria ou Assessoria Técnica que lhe dê respaldo e apoio.

O TEU, representando importante segmento artístico e cultural de Uberaba, em parceria com uma Assessoria Técnica da PMU, CMU e demais parceiros, encaminharia e acompanharia projetos a serem contemplados por leis municipal, estadual e/ou federal.

4- Implantação do CAMARARTE no TEU

O CAMARARTE, é um projeto da Câmara Municipal de Uberaba que tem como objetivo apoiar os artistas locais, com apresentações artísticas remuneradas.

Obs:O projeto CAMARARTE foi proposto e assinado, na época, pela vereadora Marilda e vereadores Turkinho, Tony Carlos e Pastor Carlos.

5- 45 ANOS DO TEU – TEATRO EXPERIMENTAL DE UBERABA Augusto César Vanucci - Planejamento de eventos comemorativos para o ano de 2010.

a- Programação Cultural com apoio da PMU, CMU, ALEMG, durante a Semana Comemorativa dos 45 anos do TEU, em 21 de abril de 2010, contemplando todos os segmentos culturais, além de citação da data em eventos na sede do TEU durante todo o ano.

b- Publicação de livro e/ou documentário sobre a história da entidade.

c- Reforma do prédio e melhoramentos técnicos.

d- Criação do “TEU Mérito Cultural” concedido a profissionais da arte indicados por representantes do TEU, CMU, PMU, ALEMG.

e- Semana de UBERABA - TEU na Sala da FUNARTE em Belo Horizonte.

f- Homenagem aos 45 de TEU em 21 de abril de 2010 na Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais.

g- No ano em que Uberaba comemora 190 anos que seja criado selo comemorativo em parceria com a PMU e TEU.

h- Inauguração de placa comemorativa com o nome dos fundadores do TEU, sua primeira diretoria, juntamente com a atual.

6- Parceria da Câmara Municipal, Prefeitura Municipal de Uberaba, Deputados Estaduais e Federais, junto ao Ministério da Cultura, Secretaria Estadual da Cultura visando à captação de recursos para realização de projetos culturais, educativos e profissionalizantes no TEU.

Uma das ONGs culturais mais antigas de nossa região é o TEU.

Verbas federais e estaduais existem para a fomentação da Cultura, e muitas vezes não chega até à base sócio-cultural por falta de apoio político e técnico.

7- Participação do TEU em Consultorias, Assessorias e Coordenação de Projetos Culturais em parceria com PMU, CMU, ALEMG, Câmara Federal.

Artistas e agentes culturais renomados e experientes integram a Diretoria e Conselho do TEU - Teatro Experimental de Uberaba.

Acreditamos que sejam indispensáveis na formulação e participação de Projetos Culturais, tanto junto ao Executivo quanto ao Legislativo.

Formar uma equipe técnica é fundamental para o êxito da equipe política.

9- Apoio e implementação de Cursos Superiores de Artes, Ciências Sociais, Filosofia.

A ausência de Faculdades de Artes no município prejudica não só a valorização dos artistas mas influencia diretamente no mercado cultural local e regional.

Investir na cultura sem o apoio e implementação de Cursos Superiores é caminhar na contramão do desenvolvimento social, educacional, cultural.

Revitalizar o CESUBE e incentivar a criação de Faculdades de Artes na UFTM e outras universidades são pontos prioritários na política cultural de Uberaba.

10- Parcerias com ONGs culturais, entidades de classe e Secretarias de Cultura de outros municípios.

- Parceria com a Secretaria de Cultura de Uberlândia.

- Parceria com o Grupo Artístico EMCANTAR de Uberlândia com propostas de oficinas, apresentações e outras ações culturais e ambientais.

- Parceria com o SESC Uberaba, Uniube, UFTM, Unipac, Escolas Municipais e Estaduais, e outras entidades educativas e culturais, sejam públicas ou privadas.

11- Suspensão da taxa administrativa de utilização da sede do TEU para o segmento artístico.

- Solicitamos que o regimento atual esteja em sintonia com o estatuto e prática histórica do TEU, com a cobrança de 10% do valor arrecadado, quando houver bilheteria, e conseqüente suspensão da atual taxa administrativa para eventos artísticos.

Nenhum comentário:

Cacá Perez & convidados II

Charge do Toninho

Charge do Toninho