domingo, 26 de dezembro de 2010

Ana Buarque de Hollanda assume Cultura no governo Dilma


Ana Buarque de Hollanda - Foto: Marcos Michael/Folhapress

Beatriz Abreu, da Agência Estado
BRASÍLIA - Dilma Rousseff anunciou nesta segunda-feira, 20, a irmã do compositor Chico Buarque, Ana Buarque de Hollanda, para assumir a pasta da Cultura em seu governo. Ana foi diretora de Música da Fundação Nacional de Artes (Funarte).
Fonte:
http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,ana-buarque-de-hollanda-assume-cultura-no-governo-dilma,656140,0.htm

ANA PAULA SOUSA

ENVIADA ESPECIAL AO RIO
(...)
NOVO RUMO
Depois de apresentar uma breve histórico de sua trajetória na política cultural e de reconhecer que, no governo Lula, o MinC avançou, Ana passou a responder às perguntas.
(...) Seu tom geral foi cuidadoso. Para cada questão, Ana tentava escolher as melhores palavras e dizia, o tempo todo, que precisa tomar pé da situação antes de definir o rumo de sua política.
Nas frestas da fala cautelosa ficou claro, porém, que haverá, sim, uma mudança de rumo no ministério que começou o governo Lula nas mãos de Gilberto Gil e terminou sob o comando de Juca Ferreira.
E essa mudança começará pelos dois principais cavalos de batalha de Ferreira: as reformas da lei Rouanet, já no Congresso, e da lei do direito autoral, cujo texto ainda está nas mãos do governo.
"É uma questão polêmica. Vamos ter que revê-la", admitiu, sobre o direito autoral. "Não podemos ser radicais. A chamada flexibilização do direito autoral já existe na prática. Um artista pode liberar suas músicas."
Ela também deixou em suspenso o destino da reforma da Lei Rouanet, que está em discussão no Congresso Nacional. "Já ouvi queixas raivosas contra a mudança e já ouvi elogios. Não vou buscar a lei no Congresso porque não tem como tirar, mas temos que acompanhá-la, e saber que emendas vamos defender."

EQUIPE
A nova ministra, que foi confirmada no cargo há dois dias, diz que ainda não teve de começar a formar sua equipe.
Mas fez elogios a Antonio Grassi _ um dos articuladores de seu nome junto ao PT _ e, ao encontro no BNDES, chegou acompanhada de Vitor Ortiz, que trabalha da Empresa Brasileira de Comunicações (EBC) e de Glauber Piva, um dos diretores da Agência Nacional de Cinema (Ancine).
Outro "ministeriável", o sociólogo Emir Sader, que chegou a ser cotado para o cargo, seria outra das figuras próximas a Ana neste momento.
"Também pretendo aproveitar os quadros atuais do ministério", disse, tentando desfazer a idéia de que haveria, agora, uma espécie de "higienização" da pasta.
DELICADEZA
Às inevitáveis perguntas sobre o irmão mais ilustre, Chico Buarque, Ana reservou um pedaço de sorriso, mas também uma cutucada.
"Já li nos jornais que minha escolha foi uma troca de gentilezas", disse. "Claro que não tem nada a ver. Não fui escolhida pelo meu irmão, mas por todo o trabalho que fiz nestes anos. A presidente sabia do meu trabalho na Funarte, da minha história."
Ana diz que Chico, como todos os irmãos, ficaram empolgados com a indicação e alvoroçados com a mudança. Ela é a sexta dos sete filhos de Sérgio Buarque de Hollanda e dona Maria Amélia.
"Vou ter que morar em Brasília!", diz ela que, apesar de nascida e criada em São Paulo, vive desde 2003 no Rio de Janeiro.
"Fui criada aqui e lá. Porque minha mãe é do Rio, meu pai era paulista...".
E aí foi inevitável a lembrança de que seu "avô era pernambucano, o seu bisavô mineiro e seu tataravô baiano", como cantou Chico Buarque.
"E é isso mesmo. É tudo verdade", diz ela, que também já é avó e tem, do irmão compositor, o mesmo sorriso marcante.
Fonte:

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Mensagem de Natal

DESEJO A TODOS UM FELIZ NATAL E UM ANO

NOVO MAIS COMPROMISSADO COM O
NOSSO ESTADO DAS MINAS DAS ÁGUAS GERAIS!!!
DE UM POVO SIMPLES,
ACOLHEDOR, MATREIRO,
MAS QUE DEVAGAR ESTÁ SENDO EXTINTO...
ASSIM COMO NOSSO CERRADO,
NOSSAS MATAS,
NOSSAS VEREDAS,
NOSSAS CANTORIAS
EM NOITE DE LUA CHEIA,
AO RABO DE FOGÃO ,
DAS FAZENDAS,
CONTANDO HISTÓRIAS DE ASSOMBRAÇÃO...
MINAS CORAÇÃO DO BRASIL...
UAI QUE LUGAR É ESSE MOÇO?
TÁ VENDO AQUI ESSAS CRATERAS...
ESSES BURACOS FUNDOS COM
LAGOS AZUIS SEM FIM...
POIS AQUI SEU MOÇO,
VIVIA UM POVO MUITO
HOSPITALEIRO,
MUITO BOM, AMIGO E IRMÃO,
QUE DE TÃO BÃO ,
ABRAÇOU O INIMIGO
SEM SABER QUE HAVERIA
DE TER SEU LUGAR
TRITURADO,
CONSUMIDO,
DESTRUÍDO
SEM DÓ
NEM PERDÃO!!!!


DORINHA ALVARENGA

Fundação Cultural promove encontro entre “Pontos de Cultura”

Nesta terça-feira (21), a partir das 19h30, a Fundação Cultural promove o “Encontro Cultural: Revivendo o Natal”. O evento pretende reunir todos os oito pontos de cultura da cidade a fim de integrá-los e de proporcionar uma mostra do trabalho produzido pelos pontos ao longo do ano.

O encontro acontece no MADA, Museu de Arte Decorativa e contará com a apresentação da Orquestra Viola de Ouro da Fundação Cultural, o Coral das Meninas Cantoras e o Coral Cidade de Uberaba. Além das apresentações dos próprios grupos com o Teatro Saltimbancos, o projeto Cordas do Cerrado e ao final uma belíssima apresentação de todos os grupos com a música “Noite Feliz” ao som do berimbau do Mestre Café. Os Pontos de Cultura Amur : Sabor e Arte e Beira de Estrada farão uma pequena exposição de seus trabalhos

Os oito pontos de cultura de Uberaba são: AMUR: Sabor e Arte, Na Trilha dos Dinossauros, Centro Cultural de Capoeira Águia Branca Capoeira Para Todos – Gingando Contra a Exclusão, No Caminho dos Saltimbancos, Projeto Beira de Estrada, Programa de TV - Vivências Para Um Mundo Melhor, Sociedade Amigos da Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães - Livro Em Cena e a Ong TEU – Teatro Experimental de Uberaba com o projeto Cordas do Cerrado.

Marcela Pires
Assessora de Comunicação -
Fundação Cultural de Uberaba

sábado, 4 de dezembro de 2010

Trupe Doom faz ensaio na Praça Santa Terezinha

Luana da Trupe Doom dirige ensaio de Auto de Natal na Praça Santa Terezinha.
(02/12/2010)

sábado, 27 de novembro de 2010

Ponto de Cultura Cordas do Cerrado na Feira de Biodiversidade da Escola Frei Eugênio

Professora Ana Márcia e alunos na abertura da apresentação
do Ponto de Cultura Cordas do Cerrado - 27-11-2010

O Anfiteatro da escola com capacidade de 150 lugares
contou com a presença de alunos de 6 a 14 anos e seus familiares.







Recital de Percussão no TEU-Confira fotos e vídeos

Aulete Maia e Kelvi Balbino interpretam
"CAGE" de Fernando Iazzeta



 
O Recital de Percussão contou com a participação especial dos músicos Neca, Tiago, Juninho e Dário.
Apoio do Teatro Experimental de Uberaba, Conservatório de Música Renato Frateschi, Universidade Federal de Uberlândia e Fundação Cultural de Uberaba.

No programa compositores como Ney Rosauro, Alice Gomez, C.S.Wilcoxon, Rupert Kettle e Fernando Iazzeta.

Parabéns aos músicos pela brilhante noite de música da melhor qualidade. Um presente raro para a comunidade de Uberaba.

Muito obrigado em nome de toda Diretoria do TEU.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

LERIN se reúne com representantes do TEU

Vereador e Dep. Est. eleito Lerin, Carlos Perez, Ricardo Moraes e Milo Sabino

Representantes do TEU - Teatro Experimental de Uberaba e o músico Ricardo Moraes se reuniram no gabinete do Vereador e Deputado Estadual eleito, Lerin, no dia 23 de novembro.
Na pauta, a política cultural em nível municipal e estadual.
Lerin se mostrou muito confiante na parceria com o setor cultural, e que agora se ampliará concretamente para o nível estadual, também.
Lerin foi um dos primeiros vereadores que aprovou Emenda Parlamentar para o TEU em 2009, juntamente com o Vereador Godoy, e que ainda aguarda liberação do executivo para o ano corrente.
O Presidente do TEU, Carlos Perez, lembrou que esse é um momento histórico para a entidade, em seus 45 anos. Destacou também que o TEU tem utilidade pública municipal desde 1976 e utilidade pública estadual desde 1978 e que até hoje nenhum deputado estadual destinou emenda parlamentar para essa associação cultural que é uma das mais antigas de Minas Gerais.
O Conselheiro do TEU e ator Milo Sabino falou da importância da entidade cultural para o cenário estadual, citando a década de 70, quando foi sede do FestiMinas e palco formador de centenas de artistas.
O músico Ricardo Moraes é um dos integrantes do Projeto proposto pelo TEU, inserido nas emendas dos Vereadores Lerin e Godoy, e destacou a produção de CD autoral produzido na Europa, onde fez inúmeros shows, e falou da importância de parcerias com o Poder Público, Privado e Ongs culturais, como o TEU.
No projeto que aguarda liberação de recursos estão envolvidos artistas locais e grupos culturais como Chorocultura, Carlos Valeriano, Noel Dukarmo, Wilson Borges, Trupe Doom, Milo Sabino, Eduardo Lima, entre outros.

Sarkis entrevista Presidente e Conselheiro do TEU na TV Universitária

Apresentador Paulo Sarkis, Carlos Perez e Milo Sabino

O apresentador Paulo Sarkis entrevistou o Presidente do TEU, Carlos Perez e o Conselheiro Milo Sabino, em seu programa "Falou e Disse" na TV Universitária, do dia 23 de novembro.
Os 45 anos do Teatro Experimental de Uberaba e 1 ano da eleição da nova diretoria, no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, foram alguns dos temas abordados.
A experiência do ator e conselheiro do TEU, Milo Sabino, no Rio de Janeiro foi destacado pelo apresentador. Um vídeo institucional sobre a questão ambiental, produzido e representado por Milo Sabino, realizado pelo SESI-SP foi apresentado.
Com participação de vários telespectadores, as questões culturais e ambientais foram debatidas, conduzidas pelo competente Sarkis.

domingo, 21 de novembro de 2010

Dia da Consciência Negra-Palmares me chama-Batismo de Capoeira-20-11-10-Uberaba

Mestre Café e membros do Ponto de Cultura Capoeira para Todos - Gingando contra a exclusão
e Cacá Perez, representando o Ponto de Cultura Cordas do Cerrado.

Cercado de bambu, representando Quilombos, em gincana educativa,
durante o evento de batismo.
Cordas de batismo e Grupos de Capoeira
Berimbau, atabaque e canto dão o ritmo no jogo de capoeira 

Realizado na rotatória da Av. Santa Beatriz o "Palmares me chama" em homenagem ao Dia da Consciência Negra, em homenagem a Zumbi dos Palmares.
O evento foi realizado pelo Ponto de Cultura Capoeira para Todos - Gingando contra a exclusão, que é um projeto do Centro Cultural de Capoeira Águia Branca, sob a responsabilidade do Mestre Café, que conta com o apoio de vários oficineiros e de sua esposa Núbia, que conduziu as atividades do evento, com a participação de grupos de capoeira da região e até de outros estados.
Obrigado ao Zuzu da FCU pelo convite e ao vereador José Severino que também prestigiou o evento.

Os Pontos de Cultura são "quilombos" da resistência pela cultura e pela liberdade, empunhando a bandeira da luta por uma sociedade mais justa e ética, mais igual em direitos e plural na diversidade cultural, dos povos indígenas aos quilombolas, da capoeira à música clássica, assim é o Brasil, um mosaico de formas e cores, de povos e biomas naturais de riqueza incalculável.

Zumbi nos chama. Façamos nossa parte e lutemos por aquilo que é certo. A verdade prevalece sempre, ainda que muitos queiram aprisioná-la.  

Ponto de Cultura Cordas do Cerrado - Oficina 20-11-2010

Oficina de Educação Corporal.
Alongamento e equilíbrio foram os exercícios mais trabalhados. 
Oficina de Prática de Orquestra.
Fotos: Oficineira de Informática Amaranta Roqueti


Prática de Orquestra-Ensaio "Noite Feliz" de Franz Gruber.
Adaptação p/ Quinteto de Cordas: Cordas do Cerrado-Vídeo: Amaranta Roqueti

Foram utilizados recursos para facilitar a leitura e postura.
No caso da viola clássica, a postura para iniciantes foi adaptada. Há a opção de utilizar o violino com cordas de viola no início, e posteriormente voltando à viola.

Na oficina de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra e dia em que se completa 1 ano de eleição da nova diretoria do TEU, em homenagem à Zumbi, símbolo da resistência pela liberdade, fizemos um debate sobre a realidade educacional e a dificuldade de acesso à cultura de grande parte da população.
Rosana Caetano citou Içami Tiba dizendo que o papel de educar cabe primeiramente à família. Mencionou a ausência dos pais na formação e na vida dos filhos.
Marcos Fuzaro destacou a importância da formação religiosa e ética.
Robert Cruz disse da importância da música em sua formação como ser humano e das dificuldades que passou em sua infância e adolescência.

A partir de 2011 será obrigatório o ensino da música nas escolas, e esperamos que um novo paradigma educacional e cultural possa surgir a partir daí.

Foi apresentado ao grupo a estagiária Luciana, de Peirópolis, que irá participar dos projetos do Ponto de Cultura Cordas do Cerrado ligados à questão ambiental. Seja bem vinda Luciana.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Padre Júnior entrevista Carlos Perez - Programa irá ao ar no dia 23 nov na TV Universitária

Padre Júnior entrevista Carlos Perez - Foto: Inove Filmes

Cenas dos bastidores de gravação do Programa "Palavra de Vida" apresentado pelo Padre Júnior, entrevistando Carlos Perez, Presidente do TEU e Coordenador do Ponto de Cultura Cordas do Cerrado.
O programa irá ao ar no dia 23 de novembro, terça-feira, a partir das 18 horas na TV Universitária.
Os 45 anos do TEU e o Ponto de Cultura Cordas do Cerrado foram os temas centrais.
Estão todos convidados para assistirem o programa e comentarem.

Carlos Valeriano Trio no Jobim - Quinta 18 nov

Novas imagens do Sítio da Pedreira

Renato Muniz e a harmonia do homem com a natureza.
Nada a dizer, apenas sentir, olhar, respeitar e amar.

Sítio da Pedreira - visita em 12/11/2010

Oficina Cordas do Cerrado - 13 nov-2010


Ensaios de prática de orquestra foi o tom da oficina. Trabalhamos um arranjo para quinteto de cordas da música "Noite Feliz" de Franz Gruber.
Marcos Fuzaro, oficineiro de viola, introduziu uma leitura alternativa para os aprendizes iniciantes. Ao invés da partitura tradicional, utilizou um gráfico com níveis, alturas diferentes para as cordas soltas e contagem de tempo, que facilitou muito a execução da peça.
Um recurso utilizado na oficina de informática foi o envio das peças musicais em arquivo "pdf", "encore" e "midi" para os participantes, facilitando o aprendizado e otimizando tempo.
O único contratempo foi que pela primeira vez iríamos utilizar o palco do TEU para ensaio, mas não foi possível, pois como havia show à noite os técnicos de som da empresa contratada montaram os equipamentos no período da manhã.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Fundação Cultural promove reunião com “Rede de Pontos de Cultura”


Presidente e Diretores da FCU com representantes dos Pontos de Cultura de Uberaba
A FCU realizou uma reunião na manhã desta terça-feira (9), a fim de se inteirar sobre o andamento dos trabalhos dos pontos de cultura da cidade. O encontro aconteceu no TEU – Teatro Experimental de Uberaba, onde estiveram presentes alguns representantes de cada projeto, o presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Rodrigo Mateus de Oliveira Signorelli, o diretor de relações institucionais da FCU, Wellington Félix (Zuzu) e a Assessora de Captação e Fomento, Lisete Resende.

Durante o encontro os pontos fizeram uma pequena demonstração do andamento de seus projetos e falaram sobre o que esperam da Rede de Pontos. A Rede é a principal ação do Programa Cultura Viva. Com o lançamento do Mais Cultura - maior programa do MinC para os próximos anos e que está inserido no PAC Social (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal - novos editais para seleção de Pontos de Cultura puderam ser realizados em parceria com governos estaduais e prefeituras.

Em Uberaba a Fundação Cultural é a responsável pela coordenação dos trabalhos, desde a formulação do edital até a supervisão e fiscalização da Rede de Pontos de Cultura na cidade. Para Rodrigo Mateus de Oliveira Signorelli, presidente da Fundação Cultural de Uberaba, essa interação entre os pontos é muito importante para a Rede. “Conhecendo o trabalho um do outro e interagindo os projetos, a rede estará cumprindo seu papel de levar cultura para o maior número de pessoas possível” ressalta Mateus.

Marcela Pires
Assessora de Comunicação
Fundação Cultural de Uberaba

Relatório do Ponto de Cultura Cordas do Cerrado
Foi apresentado à FCU um relatório das atividades do Ponto de Cultura Cordas do Cerrado entregue em mídia digital, contendo planilha original do projeto identificando os itens já realizados, os que estão em andamento e os que ainda serão realizados.
Em anexo, um relatório com fotos e vídeos das atividades desenvolvidas enquanto Ponto de Cultura desde 28 de julho de 2010, iniciando-se com a reabertura do TEU e apresentação do Cordas do Cerrado.
O coordenador, Carlos Perez, informou que as compras dos itens da planilha ainda pendentes, estão suspensas temporariamente até que se normalize o pagamento das parcelas do convênio com o Ministério da Cultura e FCU em atraso, referente a setembro, outubro e novembro, e que os recursos disponíveis serão priorizados para o pagamento dos oficineiros.
Os demais Pontos de Cultura também perguntaram sobre as parcelas em atraso.
O Presidente da FCU informou que em breve os recursos seriam liberados.

domingo, 31 de outubro de 2010

Pontos de Cultura: "Na Trilha dos Dinossauros" recebe "Cordas do Cerrado" e "Sabor e Arte"

Em nome do Ponto de Cultura Cordas do Cerrado quero aqui agradecer o convite da Coordenadora do Ponto de Cultura Na Trilha dos Dinossauros, Lélia Inês, a toda sua equipe e comunidade de Peirópolis e em especial a Beethoven Teixeira, nosso amigo e companheiro de luta, para o lançamento desse importantíssimo Ponto de Cultura para o município de Uberaba.
Quero agradecer também o apoio e empenho dos vereadores Godoy e Lerin, pessoalmente e através de suas assessorias, ao TEU, representado pelo Cordas do Cerrado.
Ao Ponto de Cultura Sabor e Arte pelo acolhimento e carinho sempre.
Ao Presidente da FCU, Rodrigo Mateus, que prestigiou o evento e participou de nossa apresentação e das oficinas com os jovens das comunidades rurais presentes.
Ao amigo Madureira, que dirigiu brilhante espetáculo teatral, revelando sempre novos talentos.
Enfim, a todos aqueles que direta ou indiretamente contribuiram para que esse importante evento de lançamento do Ponto de Cultura Na Trilha dos Dinossauros, em Peirópolis, se realizasse com êxito, do qual tivemos a honra de compartilhar.
Obrigado a todos.
Carlos Perez
Coordenador do Ponto de Cultura Cordas do Cerrado
Fotos: Amaranta Roqueti
Oficineira de Informática e Relações Públicas
do Ponto de Cultura Cordas do Cerrado

Representantes dos Pontos de Cultura Na Trilha dos Dinossauros,
Sabor e Arte e Cordas do Cerrado, em Peirópolis. 
Participantes do Ponto de Cultura Cordas do Cerrado com
Vereador Godoy e Madureira (ator, diretor e conselheiro do TEU) em Peirópolis
Oficina do Ponto de Cultura Cordas do Cerrado em atividade
promovida pelo Ponto de Cultura Na Trilha do Dinossauro
Oficina de Prática de Orquestra Cordas do Cerrado, coordenada por Giordan Benfica.
Em destaque Gabriela (cello), Angélica, Rafhael e Joyce (violino).
Oficina de Prática de Orquestra Cordas do Cerrado (oficineiros e aprendizes).
Oficineiro de violino, Robert Cruz, orienta jovens da comunidade.
Oficineiro de cello, Carlos Perez, orienta jovem da comunidade
que mostrou grande talento, ótima postura e sonoridade.

Oficineiro de viola, Marcos Fuzaro, orientando jovens aprendizes.
Presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Rodrigo Mateus, Lélia Inês
(coordenadora do Ponto de Cultura Na Trilha dos Dinossauros)
e Carlos Perez (coordenador do Ponto de Cultura Cordas do Cerrado)
Lélia Inês, representantes do Ponto de Cultura Sabor e Arte
da AMUR-Associação de Mulheres Rurais,
que desenvolveram oficinas de artes plásticas e artesanato, e oficineiros
do Ponto de Cultura Cordas do Cerrado.
Ator e diretor teatral, Milo Sabino, integrante do Ponto de Cultura Cordas do Cerrado,
realiza oficina de sensibilização e respeito à natureza, em Peirópolis.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Ponto de Cultura Cordas do Cerrado-16/10/2010

 Um pouco de passos orientais... pra ficar tudo zen

Giordan (oficineiro), Joyce e Raphael (aprendizes)

Igor (aprendiz) e a oficineira Rosana Caetano.

Marcos Fuzaro e as aprendizes de viola Rafaela (com o instrumento) e Lívia. 
Música e natureza em harmonia (êta sombrinha gostosa).

Fotos do Ponto de Cultura- 11 e 18 de setembro/2010

Cacá Perez(coordenador), Bárbara (aprendiz de cello)
e Joyce(aprendiz de violino) 11/09/2010
Gabriela(aprendiz de cello) 11/09/2010
Filho do Ronaldinho Fontoura (tal pai, tal filho)/18/09/2010

Ponto de Cultura Cordas do Cerrado - 28/08/2010

A primeira oficina do Cordas do Cerrado, agora como Ponto de Cultura, foi realizada em 28 de agosto de 2010 no Teatro Experimental de Uberaba.
Estavam presentes o coordenador do projeto e oficineiro de violoncelo e percepção, Carlos Perez, a oficineira de educação corporal Mirna Miranda, os oficineiros de violino Giordan Benfica e Robert Cruz, o oficineiro de viola clássica Marcos Fuzzaro, a oficineira de contra-baixo acústico Rosana Caetano, a oficineira de informática e assessora de comunicação Amaranta Roqueti, os aprendizes Raphael Alves, Bruno Silva, Bárbara Gonçalves, Joyce Vieira, Gabriela Carvalho, Angélica Carvalho, Artur de Andrade (6 anos), Neiva (tia de Artur) e Rita, amiga da comunidade que veio prestigiar essa realização do TEU.
O coordenador do projeto falou sobre a importância do Ponto de Cultura para Uberaba, citando os outros 7 Pontos que também foram contemplados.
Foram apresentados os instrumentos adquiridos através do convênio com a Fundação Cultural e Ministério da Cultura: 10 violinos, 2 violas, 1 violoncelo e 1 contrabaixo-acústico, estantes para partituras, livros de teoria musical e ritmo.
Foi destacado a importância cultural e ambiental do projeto, que buscará também uma maior consciência ecológica da comunidade uberabense.
Iniciamos com a oficina corporal com exercícios de alongamento e respiração. Após a atividade cada participante deu sua opinião sobre a vivência realizada.
O alongamento é de grande valia para os músicos, antes de começarem seus estudos, ajudando a obterem melhores resultados, como também evitando possíveis dores musculares.
As oficinas acontecem no 2º e 4º sábado do mês pela manhã, salvo alguma alteração por motivo de feriado e recesso escolar.
Maiores informações podem ser obtidas através do e-mail: teu.uberaba@hotmail.com 
Amaranta Roqueti
Assessora de Comunicação do Ponto de Cultura Cordas do Cerrado.
 
Exercício de alongamento. Em primeiro plano, Mirna (oficineira)
com aprendizes e oficineiros de música formando um círculo.
Da esq. dir: Neiva, Artur, Joyce e Giordan (oficineiro de violino).

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundo Municipal de Cultura e Cadastro Cultural são entregues na CMU

Prezados artistas e agentes culturais de Uberaba.
Do nosso Fórum Cultural Permanente, promovido pelo TEU e realizado semanalmente no ano passado, resultaram inúmeras propostas e sugestões que deram origem a documentos encaminhados à Comissão de Educação e Cultura da Câmara, presidida pelo Vereador Godoy, bem como à Fundação Cultural de Uberaba, sendo eles: Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundo Municipal de Cultura, Cadastro Cultural do Município e Conselho Municipal de Cultura, este último aprovado durante a Conferência Municipal no final de 2009.

Com a aprovação da Lei que cria o Sistema Municipal de Cultura oficializa-se os trabalhos que viabilizarão os instrumentos legais, já citados.

É bom lembrar que em julho de 2009 o Teatro Experimental de Uberaba agendou visita com a Secretária de Cultura de Uberlândia, Monica Debs, convidando o vereador Godoy e o Presidente da CMU, Lourival Santos, que participaram da reunião. A partir de então, dezenas de reuniões da ong com os assessores parlamentares da Câmara Municipal, orientados pela Comissão de Educação e Cultura, aconteceram.

Recentemente foi protocolado na Câmara, através dos Vereadores Godoy e Samuel Pereira, o fruto dessas reuniões, noticiado pela imprensa local: 

(...)"Os vereadores Carlos Godoy (PTB) e Samuel Pereira (PR) entregaram projetos de lei ao secretário de Governo, Rodrigo Mateus, voltados à estruturação de política cultural. São eles: Lei de Incentivo à Cultura, criação do Fundo Municipal de Cultura e, ainda, do Cadastro Cultural". (Jornal da Manhã / 22-09-2010).

Esperamos que em breve o executivo aprecie esses projetos de lei e os leve à plenária para referendo do segmento cultural, bem como possíveis modificações que possam surgir desse encontro.
Na ocasião, espero contar com a participação de todos para celebrarmos esse marco histórico da política cultural de Uberaba.

Carlos Perez(Cacá)
Presidente do TEU
Teatro Experimental de Uberaba

Carta aberta ao Zuzu - Em defesa de uma política cultural sustentável

Caro Zuzu, eu pessoalmente, e em nome dos Diretores e Conselheiros do Teatro Experimental de Uberaba é quem agradecemos por sua luta, ideal, serenidade e lucidez quanto à política cultural, tanto em nível federal quanto municipal.

O empenho do PCdoB, especificamente da sua pessoa e do vereador Lourival, tornando realidade os Pontos de Cultura em Uberaba é um divisor de águas na política cultural do município.

Agregado aos estudos que há longos anos estamos fazendo em relação à Lei Municipal de Incentivo à Cultura e Fundo Municipal de Cultura, protocolados recentemente na Câmara Municipal, através do Vereador Godoy, vemos com esperança a aprovação por parte do executivo desses importantes instrumentos para a composição e implementação definitiva do nosso Sistema Municipal de Cultura, somando-se o Cadastro Cultural do Município e o Conselho Municipal de Política Cultural, já empossado pelo governo municipal.

O Ponto de Cultura Cordas do Cerrado se coloca à sua disposição, buscando a sensibilização e consciência cultural e ambiental do nosso município e cidades da região.

Desejamos boas eleições e que o debate democrático no campo das idéias seja o objetivo maior, evitando a personificação de mitos, tão danoso à maturidade cívica dos cidadãos brasileiros.
A organização da sociedade civil e o fomento e apoio ao terceiro setor são fundamentais para que a descentralização do poder seja atingida, prova disso é o Programa "Pontos de Cultura", criado por Célio Turino do PCdoB, que tivemos a honra de conhecer e ler sua obra.
Nesse sentido, nos solidarizamos com a candidatura de Wadson Ribeiro do PCdoB à câmara federal, em reconhecimento à luta em defesa da cultura, da educação e do esporte como ferramentas de promoção humana em harmonia com um desenvolvimento sustentável, respeitando o meio ambiente e a diversidade cultural de nosso país.
Conte sempre conosco na construção de novas frentes sustentáveis para a cultura e o meio ambiente do nosso querido município de Uberaba, nome indígena que precisamos resgatar com dignidade e respeito.

Com gratidão.

Carlos Perez (Cacá)
Presidente do TEU - Teatro Experimental de Uberaba

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Cordas do Cerrado no "Ecologia e Renascimento" na Caieira da Fazenda São Lourenço (Peirópolis)

Proprietários da Fazenda, O Tatu vai à Pé, Cordas do Cerrado, Grupo Todo Um de Teatro e Ari (cinegrafista)
Lívia (Todo Um de Teatro), Cacá, Giordan, Marcos Fuzaro, Robert Cruz e Rosana Caetano(Cordas do Cerrado) e Cássia Magaly(Todo Um de Teatro)

Evento "Ecologia e Renascimento - Celebração da Primavera". Local: Fazenda São Lourenço (Peirópolis). Dia: 19 de setembro de 2010.
Promoção: O Tatu vai à Pé. Apoio: Prefeitura Municipal de Uberaba, Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Uberaba, Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, Sebrae-MG, Circuito dos Lagos, Convention Bureau e Cordas do Cerrado.

Música Xamã com poemas de Manoel de Barros; "O Cio da Terra" (Chico Buarque e Milton Nascimento), "O Inverno" e "A Primavera" de Vivaldi; "Sol de Primavera" (Beto Guedes e Ronaldo Bastos) para Quinteto de Cordas com arranjo do Cordas do Cerrado, foram algumas das obras apresentadas.

A entrada do forno da caieira parecia uma igreja primitiva, onde o Cordas do Cerrado apresentou-se com excelente acústica, celebrando a natureza e o Criador.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Cacá Perez e Israel Garcez na III SEMANA ACADÊMICA DA UFTM-26 agosto-15h-Anfiteatro B

III SEMANA ACADÊMICA DA UFTM
XVIII Jornada de Iniciação Científica
VI Jornada de Extensão Universitária
15h às 18h:
Mesa-Redonda:
Impactos sócio-ambientais-culturais em Uberaba e as mudanças no Código Florestal Brasileiro
Carlos Perez (Teatro Experimental de Uberaba e Movimento Social de Justiça Ambiental Voz do Cerrado)
Israel Garcêz (Militante dos Direitos dos Portadores de Deficiências)
Vítor de Melo Romero (Aluno da UFTM – Geografia)
Washington Abadio da Silva (Filósofo, supervisor do Núcleo de Apoio ao Estudante da UFTM)
Local: Auditório B – CEA
Vagas: capacidade de lotação do Auditório B

Prof. Dr. Fábio César da Fonseca

Coordenador da Comissão Organizadora da III Semana Acadêmica da UFTM

domingo, 15 de agosto de 2010

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Recital Cacá Perez & convidados - 07 de agosto no TEU - Fotos: Evandro

Majaca(percussão), Cacá Perez(cello) e Marly Gonçalves da Costa(flauta)
Edu Saad(violão), Cacá Perez(cello) e Majaca(percussão)
Cacá Perez
Cacá Perez
Cacá, Majaca, Eduardo Lima, Marly G. da Costa e Edu Saad

Cacá Perez & convidados II

Charge do Toninho

Charge do Toninho