sábado, 17 de outubro de 2009

II Conferência Municipal de Cultura - Convite Fundação Cultural de Uberaba

Estão abertas as inscrições para a II Conferência Municipal de Cultura, que acontecerá nos dias 29 e 30 de outubro, no Centro Administrativo da PMU. A iniciativa da Fundação Cultural de Uberaba é uma das etapas preparatórias para a II Conferência Nacional, a ser realizada em Brasília, de 11 a 14 de março de 2010.
No dia 29 de outubro, quinta-feira, o evento terá início às 19h30, e no dia 30, sexta-feira o período será das 08h às 18hs. Segundo o calendário estabelecido pelo Ministério da Cultura, os municípios terão prazo até 31 de outubro para realizar as conferências municipais de cultura.
Os principais objetivos da Conferência são a discussão do cenário cultural da cidade, por meio da participação de artistas, produtores, gestores, patrocinadores, agentes culturais, entidades e cidadãos, visando a criação do Plano Municipal de Cultura, que irá nortear as principais ações culturais da cidade nos próximos anos.
Durante a Conferência será também realizada eleição para nomear os novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais.
As inscrições podem ser feitas até dia 28 de outubro através do portal:
www.uberaba.mg.gov.br/fundacaocultural
Lisete M.A.Resende

Departamento Projeto da Fundação Cultural
Uberaba34 3331 9200 / 9666 7448/ fax:3313 0819


Na ocasião acontece também a eleição dos Delegados Municipais para a Conferência Estadual, onde serão votados os Delegados Estaduais para a Conferência Nacional. Vamos participar.
Saiba mais sobre o Sistema Nacional de Cultura clicando aquiSNC ou sobre a logomarca SNC à esquerda do blog. Abraços. Cacá.

5 comentários:

Tânia Mara Garcia disse...

Cacá,

Antes de tudo, era necessário um "breve" debate sobre os critérios usados para definir as mesas de discussão e as câmaras temáticas: a participação em uma delas, exclui as outras.
Depois, instituir um "curso de treinamento" para preencher a tal ficha de inscrição: é impossível clicar em qualquer opção.

Abraço grande,

Tânia (a chata)

Cacá SANKARI disse...

Isso é verdade Tânia. Inclusive uma pré-conferência está prevista no SNC mas sequer foi mencionada por aqui. Mais uma vez estão fazendo as coisas "a toque de caixa" mais para legalizar a situação cultural de Uberaba, frente ao Governo Federal, do que propriamente para aprofundar na questão da política cultural do município.
Quanto à inscrição, realmente é impossível marcar no círculo alguma opção. Marque um "x" ao lado. Espero que seja válido.
Grande abraço amiga e companheira sempre.
Do seu admirador. Cacá

Anônimo disse...

Aháááá!!! Agora ta em vermelhinho! Tava antes? :P
Lud

Unknown disse...

Discordo da Tânia pois os temas nacionais são estabelecidos pelo Minc e são 23 OPÇÕES de câmaras temáticas. Tá faltando algum segmento? Elas podem ser desmembradas ou fundidas de acordo com a demanda, é simples.
Discordo do Cacá, assumi a FCU dizendo que faria a conferência, nunca falei de pre-conferencia por saber de antemão que seria inviável, não teríamos tempo e nem público. As pre-conferencias não são obrigatórias. Discordo também quando diz que a intenção é só regularizar a situação junto ao governo federal. Se fosse por isso, faria até 2011, esse é o prazo final. Meus gestos são claros e minha palavra é reta. Quanto à dificuldade de preencher a ficha, acho um problema menor, insignificante, mas vamos melhorar da próxima vez.

Cacá SANKARI disse...

Desculpe se dei a entender que era só para regularizar a situação do município. Disse que aprofundar na questão da política cultural será mais difícil do que a regularização oficial ao SNC. É um processo de retomada onde temos de ter paciência e persistência. É um problema que vem de muitos anos. Certamente a atual gestão da FCU está fazendo em alguns meses o que em 4 anos não foram feitos. O Rodrigo tem razão quanto ao prazo, já que é 2011 o limite para a regularização de implantação de todo o Sistema Municipal de Cultural. No entanto, se não fizéssemos a nossa Conferência até 31 de outubro, não poderíamos enviar Delegados para BH e nem participar da Conferência Nacional em 2010, além do Conselho, Lei e Fundo Municipal de Cultura que ficariam pra depois.
O importante é que há uma mobilização tanto do governo municipal quanto do segmento artístico para que 2010 seja um marco na cultura de Uberaba.

Cacá Perez & convidados II

Charge do Toninho

Charge do Toninho