domingo, 27 de setembro de 2009

Cultura agitou plenário da Câmara - Mara Santos - JM

Audiência Pública sobre cultura realizada na noite de sexta-feira, no plenário da Câmara Municipal, resultou na apresentação de quatro propostas para implantação do Sistema Municipal de Cultura de Uberaba. A audiência foi conduzida pelo presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, vereador Carlos Alberto de Godoy (PTB), e a mesa foi composta pelo presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Rodrigo Mateus, diretor cultural da FCU, Antônio Carlos Marques, e representante da ONG TEU, Cacá Perez. A reunião contou ainda com a presença dos vereadores José Severino Rosa (PT) e Luiz Humberto Dutra (PDT).
Godoy ressaltou que o momento era para discutir uma cultura estruturante e do encontro sairia um protocolo de intenções a partir da lei de incentivo à cultura. Rodrigo Mateus apresentou aos presentes a estrutura da Fundação Cultural e propostas que devem ser colocadas em prática ainda este ano. Ele ainda revelou que existem problemas na instituição, como, por exemplo, de ordem financeira, o atraso no repasse do duodécimo por parte da Prefeitura referente há três meses, mas isso deve ser resolvido, segundo ele, até o fim do ano.
A preocupação da classe artística é se o sistema não for implantado dentro do prazo, até 31 de outubro. Uberaba não terá direito aos recursos liberados pelo governo federal.
Na avaliação de Cacá Perez, a reunião foi positiva. Ele lembrou que desde 2005 a classe artística não se reunia com a diretoria da Fundação Cultural e fez duras críticas aos antigos gestores da FCU.
Na oportunidade, o presidente da Fundação, Rodrigo Mateus, fez um diagnóstico da instituição. A insatisfação e a desconfiança da classe artística frente à instituição também foram alguns pontos ressaltados pelo presidente.
No final da audiência foram encaminhados quatro documentos ao presidente da FCU, sendo uma proposta da ONG TEU para política cultural do município. Uma segunda proposta de estudo para a Lei Caixeta, outra proposta de relacionada ao anteprojeto do Sistema Municipal de Cultura e uma última baseada na Lei de Incentivo à Cultura e Fundo Municipal de Cultura de Uberlândia. Cacá afirmou que parte desta documentação já havia sido entregue à Câmara de Vereadores em outubro de 2008 e em reuniões convocadas pela Comissão de Educação e Cultura.
A classe artística propôs ainda a criação de uma comissão ampliada para enviar ofício à UFTM solicitando a implantação das Faculdades de Música, Artes Visuais e Artes Cênicas, Filosofia e Ciências Sociais.
Fonte: Jornal da Manhã
http://www.jmonline.com.br/novo/?noticias,6,POL%CDTICA,15988

Nenhum comentário:

Cacá Perez & convidados II

Charge do Toninho

Charge do Toninho