segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Cidadania no buraco do poste em Ouro Preto

Beethoven, recebo o boletim eletronico do meu amigo Flavio Andrade, vereador na Imperial Cidade de Ouro Preto. Neste, um caso da escola de cidadania do Milo Sabino, cujas atitudes em defesa das árvores são semelhantes às do ouropretano. Envie pro Cacá. Abraços, Leonardo(*)

O supermercado SJ, na rua Alvarenga, nas Cabeças, está aumentando a sua carga elétrica. A Cemig, o IPHAN e a Prefeitura aprovaram a obra. O transformador seria colocado num poste de concreto a ser fincado na escadaria da casa da família Benitez, na esquina da Alvarenga com a rua Prof. Honório Esteves.

O problema é que, na análise feita pelos órgãos, alguns não viram que tinha um poste e outros não sabiam que aquela casa é do século 18, uma das mais importantes do nosso conjunto histórico.

Na sexta feira, a empreiteira abriu a rua, furou o buraco e ia instalar o poste. Foi quando o jovem Rodolfo Benitez, morador da casa, se indignou e não permitiu aquela agressão ao patrimônio histórico: sentou-se dentro do buraco e falou que não se colocaria poste nenhum naquele local.

Chamado ao local, constatei o absurdo. Conversei com o Secretário de Patrimônio e Desenvolvimento Urbano, Gabriel Gobbi, e com o Diretor do IPHAN, Rafael Arrelaro. Ponderei-lhes que, mesmo aprovado, o projeto merecia ser revisto, face à revolta dos moradores e ao impacto visual que causaria.

Imediatamente, Gobbi determinou o embargo da obra. No mesmo dia, após reunião da empresa com o IPHAN e a PMOP, decidiu-se que o transformador será colocado num poste já existente do outro lado da rua, e fiação até o supermercado será subterrânea.

Agradeço ao Gobbi e ao Rafael o pronto atendimento a uma demanda da comunidade. E parabenizo o Rodolfo pela sua atitude. Cidadania se pratica a todo momento e em qualquer luigar. Até no buraco de um poste.

Flávio Andrade
Vereador do Partido Verde

*Leonardo Teixeira é irmão de Beethoven Teixeira, Secretário Adjunto do TEU e membro da Associação Amigos de Peirópolis. Milo Sabino é Conselheiro do TEU e ator no Ponto de Cultura Cordas do Cerrado.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Ponto de Cultura Cordas do Cerrado-Oficina 26 de fevereiro 2011

Eliézer, Joyce, Rafhael e Giordan

Giordan, Marco Fuzzaro, Bruno, Nanda, Milo, Bárbara e Rosana

O coordenador do Ponto de Cultura Cordas do Cerrado, Cacá Perez, iniciou as atividades, destacando a apresentação do grupo em evento da Academia de Letras do Triângulo Mineiro na ACIU, no último dia 18 de fevereiro.
Novos integrantes se apresentaram, entre eles Eliézer Tiago (oficineiro de violino), substituindo Robert Cruz e Fernanda Bonatti, aluna de contra-baixo e violoncelo.
Cada integrante do Ponto de Cultura relatou suas experiências e a evolução técnica e de amadurecimento da personalidade.

A importância da postura corporal e dos exercícios de corda solta foram o destaque na oficina de sábado.
Todos os aprendizes tocaram individualmente, e participaram da avaliação conjunta e observação dos outros integrantes.
Problemas musculares foram relatados, e observado posturas indevidas, buscando-se corrigir caso a caso.
Ao final das atividades os oficineiros se reuniram, a pedido do coordenador e traçaram metas para fortalecimento profissional do grupo, com apresentações em eventos, buscando maior autonomia de recursos e maior valorização do trabalho de todos.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Arquivo Pùblico volta à condição de onde nunca devia ter saído: autarquia

Na coluna de Jorge Alberto Nabut soube da retomada do Arquivo Público de Uberaba à condição de autarquia, através do esforço competente de Lélia Bruno.
No entanto, Lélia apenas conseguiu resgatar uma posição que o próprio Prefeito em exercício havia tomado do Arquivo, pois foi em seu governo que a instituição deixou de ser autarquia para ser um mero departamento da FCU.
Assim, 2 passos pra trás e 1 pra frente. Infelizmente em Uberaba o que deveria acontecer em 1 ano acaba demorando 10 para se concretizar, ou mais. E se a gente não aplaude ainda somos taxados de pessimistas. Haja paciência... de Jó, no caso, haja paciência de Lélia. Parabéns a você amiga e artista, na arte política também.

Vale lembrar que este ano encerra-se o prazo para os municípios implementarem sua Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundo Municipal de Cultura, Cadastro Cultural do Município e Conselho Municipal de Política Cultural e Uberaba só tem um dos quatro pontos: o CMPC.
Pontos a menos, verbas a menos, cultura a menos.

"Sou um negro em movimento"-um pouco sobre o ator uberabense BENÊ SILVA


Foto: Fato Expresso
"Atuação marcanteBenedito Vicente da Silva foi Ator, Dramaturgo e Cineclubista, estudou Artes Cênicas na EAD – Escola de Arte Dramática de São Paulo, fez parte do TEN – Teatro Experimental do Negro na década de 1950, no Rio de Janeiro, com a atriz Ruth de Souza.
Em 1969, o dramaturgo Plínio Marcos citou Benê como um ator negro que poderia ter sido escolhido para o papel de ‘Pai Tomás’ em uma novela da Globo, que preferiu escolher um ator branco (Sérgio Cardoso) e pintá-lo de preto, ao invés de colocar um negro no papel principal. Dizia Plínio Marcos, no Jornal Última Hora (RJ): “O Sérgio Cardoso é o cara que vai se prestar ao triste papel de se pintar de preto pra fazer o Tomás… enquanto Samuel, Dalmo Ferreira, Benê Silva (formado pela Escola de Arte Dramática), Milton Gonçalves, Antônio Pitanga, Carlão Caxambu e tantos outros atores negros, de valor provado, ficam pegando as rebarbas das quebradas da vida”.

A partir dos anos 1970 Benê participou como ator em diversas produções cinematográficas, no Brasil e no Exterior. No Brasil, por exemplo, participou do filme “A Folha do Padre” (1975), dirigido por Tony Vieira. Foi também um dos grandes destaques da montagem brasileira da Ópera-Rock Hair, um manifesto teatral e musical em repúdio à participação dos EUA na guerra do Vietnã. Nos EUA o espetáculo foi transformado em um filme de longa metragem, com grande sucesso mundial.
Parte da peça pode ser vista em fotos e som original de ‘Aquarius’ interpretada pelos atores brasileiros, entre os quais Benê Silva:


Nos últimos anos, Benê Silva radicou-se no Embu, criando o “Cineclube de Embu das Artes”, oficializado em 10 de setembro de 2006, agitando a cena cultural, participando de todas as iniciativas, debates, fóruns de discussões relativos à promoção cultural na cidade.

Na cerimônia de inauguração das atividades do Cine Clube Embu das Artes foi exibido o filme ‘Vida de Artista’, produção e direção do cineasta João Batista de Andrade, então Secretário Estadual de Cultura, que fez questão de participar pessoalmente do evento, a convite de Benê Silva. De 13 de setembro a 02 de outubro de 2006, no mesmo Centro Cultural, foi realizada a Primeira Mostra de Filmes Brasileiros de Embu das Artes, quando foram exibidos diversos filmes nacionais.

Benê nasceu em Uberaba, Minas Gerais, em 16 de agosto de 1942, e faleceu aos 69 anos, no Embu, nesta segunda-feira, 21 de fevereiro, tendo sido sepultado no Cemitério Vale dos Reïs, Embu, nesta terça-feira.

Benê Silva abre uma lacuna no movimento cultural de Embu, deixando dezenas de amigos e admiradores de seu talento, espírito rebelde, de luta e de vida. Segundo seus amigos, ele sempre dizia estar com sede, adorava beber com os amigos, mas alertava: “Não bebo o meu juízo”. Quando perguntavam o que ele pensava sobre si mesmo e sua obra, dizia apenas: “Sou um negro em movimento”.

No Embu cultuou amigos, como Raquel Trindade, Renato Gonda, Ney Silva, Charles Brait, Alexandre Oliveira, entre outros. Na sessão da Câmara de Embu desta quarta-feira (23/2), a pedido dos amigos de Benê Silva, o presidente da Câmara, vereador Silvino Bomfim, leu um breve relato sobre a vida do artista, determinou um minuto de silêncio em memória de Benê. Durante a homenagem, um pequeno filme foi projetado em memória do falecido.

(Texto: Márcio Amêndola / Foto-Montagem com fotos de autoria de Charles Brait)

Fonte: http://www.fatoexpresso.com.br/2011/02/23/ator-bene-silva-morre-no-embu/

Falece o uberabense BENÉ, 1º negro a se formar na Escola de Arte Dramática SP. Coluna de Jorge Alberto Nabut - JM

BENÉ. OBTUÁRIO da Folha de São Paulo trouxe, ontem, nota sobre a morte do ator Bené Silva, nascido em Uberaba em 1941, que encampou movimento para trazer Nelson Mandela ao Brasil, em 91, tendo sido o primeiro negro a se formar na Escola de Arte Dramática de São Paulo. Bené atuou nos musicais Hair e Jesus Cristo Superstar, esteve em vários países integrando o famoso Teatro de Arena, atuou em novelas como Maria, Maria (Globo 78) e Jerônimo (SBT 84). Seu último filme foi Os Desafinados, de Walter Lima Jr.. Morava no Embu (SP), onde fundou a Associação de Arte, Cultura e Cineclube. Um cara e tanto!


Em nome do Teatro Experimental de Uberaba deixamos aqui nossos sentimentos à família e o reconhecimento ao Benê, que deixou sua marca e destacou Uberaba na história da arte dramática brasileira.

Carlos Perez
Presidente do TEU

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Presidente do PV e TEU se encontra com Deputado Adelmo, Presidente do PT, Fábio Maccioti, jornalista César Vannucci e militantes


Presidente do PT Fábio Macciotti, Vereador Zé Severino, Chefe de Gabinete do Dep. Adelmo, César Vannucci,
Presidente do PV e TEU Cacá Perez, Dep. Est. Adelmo-PT, Ex-Secretário da Educação João Batista
e Assessor do Dep. Adelmo, Agnaldo Silva.

Presidente do PT, Fábio Macciotti e Presidente do TEU, Cacá Perez.

Carta atualizada de apoio à indicação de Tânia Mara para a Presidência da FCU foi entregue no último domingo ao Presidente do PT de Uberaba, advogado Fábio Macciotti.
O documento foi entregue por ocasião de evento do Mandato do Deputado Estadual Adelmo, em seu gabinete em Uberaba.


Tânia Mara, Cacá Perez e Fábio Macciotti

Em café da manhã oferecido pelo mandato do Deputado Adelmo-PT e pelo Partido dos Trabalhadores, a historiadora e agente cultural Tânia Mara, Cacá Perez-PV/TEU, e o Presidente do PT, Fábio Macciotti, conversam sobre política cultural local e nacional.

Cacá Perez presenteia o Jornalista e Chefe de Gabinete do Dep. Adelmo, César Vannucci (centro)
com seu livro e CD, acompanhado de Marão-PT.

Cacá Perez presenteia o jornalista e chefe de gabinete do Deputado Adelmo, César Vannucci, com seu livro e CD, acompanhado do petista e amigo Marão.
Em emocionante e rica explanação, César Vannucci contou um pouco de sua história, e para surpresa de muitos, revelou que foi também um sócio fundador do TEU - Teatro Experimental de Uberaba, juntamente com o saudoso Maurilo C.C. Moraes e Castro.
Lembrou da peça "A visita da velha senhora" primeira estreada pelo TEU e perguntou se iríamos produzi-la novamente, o que seria uma grande honra para todos nós da entidade.
A sede própria do TEU leva o nome de seu irmão, "Augusto César Vannucci", em homenagem prestada quando da reinauguração do teatro, durante a gestão do então prefeito Marcos Montes.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Ponto de Cultura Cordas do Cerrado faz abertura de evento da Academia de Letras do Triângulo Mineiro na ACIU-Posse de Lídia Prata e Nárcio Rodrigues


Quinteto Cordas do Cerrado. Cerimonial: Jornalista Indiara Ferreira
Quinteto Cordas do Cerrado e Marília Bartolomeu (canto)

Fotos: Amaranta Roqueti / Ass. Comunicação do Cordas do Cerrado

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

TEU se reúne com PT

Estive ontem, segunda-feira, no gabinete do Deputado Adelmo em reunião com o Presidente do PT, Fábio Macciotti e com o Assessor Parlamentar do Deputado, Agnaldo Silva.

Relatei um pouco da história do Teatro Experimental de Uberaba, os atuais projetos que estamos desenvolvendo e outros que pretendemos implementar, tanto na área cultural quanto ambiental.

Destaquei o Ponto de Cultura Cordas do Cerrado que é patrocinado pelo Ministério da Cultura e Fundação Cultural de Uberaba.

Falei da feliz coincidência entre o nome de nossa sede: Teatro Experimental de Uberaba Augusto César Vannucci, batizado assim em parceria do TEU com o então governo Marcos Montes, e do atual chefe de gabinete do Deputado Adelmo, César Vannucci, primo de Augusto, o que vem estreitar ainda mais os laços da nossa entidade cultural com a política cultural defendida pela sigla petista.

Na ocasião recebi convite para participar de café da manhã no gabinete do Deputado Adelmo, onde estará presente o jornalista César Vannucci.

O evento da Academia de Letras do Triângulo Mineiro na ACIU foi destacado também, com a diplomação do Secretário de Estado Nárcio Rodrigues e da empresária e jornalista Lídia Prata, onde o TEU participará com o Ponto de Cultura Cordas do Cerrado na abertura, onde teremos a honra de nos apresentarmos com nosso grande escritor e colunista Jorge Alberto Nabut e direção de Demilton Dib, uma de nossos mitos vivos na cultura e na história do nosso TEU.

Destaquei nossa parceria com a Câmara Municipal de Uberaba, e dos projetos que já estão em pauta para implantação, além dos estudos da Lei de Incentivo à Cultura, Fundo Municipal de Cultura e Cadastro Cultural do Município, os quais há vários anos buscamos voluntariamente ajudar e apoiar a Comissão de Educação e Cultura em sua elaboração.

A importância de um projeto comum para a cultura de Uberaba, envolvendo parceiros em nível estadual e federal, com a atuação dos Deputados Estaduais Adelmo e Lerin, apoio dos Secretários de Estado, Nárcio Rodrigues-PSDB e Agostinho Patrus Filho-PV, e do Delegado Regional do Ministério da Cultura em BH, Zé Fernando Aparecido-PV, foi defendido na reunião. 

A nossa campanha de apoio à indicação da agente cultural, professora e historiadora Tânia Mara, para a FCU foi relatada. Agora, com a oficialização do PT junto ao governo municipal, de interesse pela instituição cultural citada, nossa reivindicação deixa de ser apenas uma esperança para se tornar uma realidade - nos encontramos na sexta passada, no Centro Administrativo, logo após a reunião do PT com o Prefeito, e aproveitei para parabenizar o Deputado pela formação de sua equipe, tendo o jornalista César Vanucci à frente do gabinete e nosso antigo e estimado amigo Aguinaldo, que é uma das pessoas mais guerreiras e íntegras que conheço, e que viveu tantos anos junto com ao Movimento dos Sem-Terra -.

Bons ventos sopram... trazendo a poesia concreta de um sonho possível.

Que nossos fundadores do TEU que já partiram nos ajudem.
Em nome do Maurilo Cunha Campos de Moraes e Castro saúdo a todos... 
O TEU não é meu nem seu, é nosso!!! 


PT oficializa interesse na Fundação Cultural - JM

Presidente do PT Uberaba, Fábio Macciotti e o deputado estadual, Adelmo Carneiro Leão (PT), se reuniram com o prefeito Anderson Adauto (PMDB) e o chefe de Gabinete, Rodrigo Mateus, para tratar do fortalecimento da legenda junto ao Governo Municipal.

Para Macciotti, a discussão vai além dos interesses pessoais e estão ligadas à construção do projeto que o partido “pensa” para o Brasil, inclusive para os pleitos eleitorais de 2012 e 2014.

De acordo com Leão, a sigla desenvolve ações para fortalecer o projeto macro de governo popular, voltado ao desenvolvimento com a redução das desigualdades e adoção de políticas públicas de inclusão social. Dentro desta perspectiva, ele reconhece que a Administração municipal está inserida na proposta nacional, tanto no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quanto da presidente Dilma Rousseff.

A participação da legenda no governo municipal também será levada para a reunião da Executiva Municipal, prevista para esta terça-feira, na sede do PT. O encontro contará com a participação de AA. Até lá, o prefeito garantiu que estará em contato com outras lideranças partidárias da base do governo discutindo o assunto. Uma das principais reivindicações da sigla, sem dúvida, é a presidência da Fundação Cultural – atualmente comandada interinamente por Rodrigo Mateus.
Entre os petistas com cargos na Administração municipal pode-se citar Maria Thereza Rodrigues da Cunha, secretária de Desenvolvimento Social; Sebastião Severino, coordenador do Procon; Marilda Ribeiro de Rezende, da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres e Josimar Rocha, ouvidor do Transporte Coletivo.


Cacá Perez & convidados II

Charge do Toninho

Charge do Toninho