Beethoven, recebo o boletim eletronico do meu amigo Flavio Andrade, vereador na Imperial Cidade de Ouro Preto. Neste, um caso da escola de cidadania do Milo Sabino, cujas atitudes em defesa das árvores são semelhantes às do ouropretano. Envie pro Cacá. Abraços, Leonardo(*)
O supermercado SJ, na rua Alvarenga, nas Cabeças, está aumentando a sua carga elétrica. A Cemig, o IPHAN e a Prefeitura aprovaram a obra. O transformador seria colocado num poste de concreto a ser fincado na escadaria da casa da família Benitez, na esquina da Alvarenga com a rua Prof. Honório Esteves.
O problema é que, na análise feita pelos órgãos, alguns não viram que tinha um poste e outros não sabiam que aquela casa é do século 18, uma das mais importantes do nosso conjunto histórico.
Na sexta feira, a empreiteira abriu a rua, furou o buraco e ia instalar o poste. Foi quando o jovem Rodolfo Benitez, morador da casa, se indignou e não permitiu aquela agressão ao patrimônio histórico: sentou-se dentro do buraco e falou que não se colocaria poste nenhum naquele local.
Chamado ao local, constatei o absurdo. Conversei com o Secretário de Patrimônio e Desenvolvimento Urbano, Gabriel Gobbi, e com o Diretor do IPHAN, Rafael Arrelaro. Ponderei-lhes que, mesmo aprovado, o projeto merecia ser revisto, face à revolta dos moradores e ao impacto visual que causaria.
Imediatamente, Gobbi determinou o embargo da obra. No mesmo dia, após reunião da empresa com o IPHAN e a PMOP, decidiu-se que o transformador será colocado num poste já existente do outro lado da rua, e fiação até o supermercado será subterrânea.
Agradeço ao Gobbi e ao Rafael o pronto atendimento a uma demanda da comunidade. E parabenizo o Rodolfo pela sua atitude. Cidadania se pratica a todo momento e em qualquer luigar. Até no buraco de um poste.
Flávio Andrade
Vereador do Partido Verde
Vereador do Partido Verde
*Leonardo Teixeira é irmão de Beethoven Teixeira, Secretário Adjunto do TEU e membro da Associação Amigos de Peirópolis. Milo Sabino é Conselheiro do TEU e ator no Ponto de Cultura Cordas do Cerrado.