terça-feira, 18 de agosto de 2009

LUDOSSAURO, CIRCO DO POVO E UNIUBE SÃO PREMIADOS NO "PONTINHOS DE CULTURA"


O Ministério da Cultura, através das Secretarias de Articulação Institucional (SAI), de Cidadania Cultural (SCC) e da Identidade e da Diversidade Cultural (SID), promoveram no período de 13 a 15 de agosto, em Brasília, o I Encontro Nacional dos Pontinhos de Cultura/Espaços de Brincar e Prêmio Ludicidade/Pontinho de Cultura.

Com o objetivo de promover discussão sobre uma política nacional de transmissão e preservação da Cultura na Infância; por meio de ações que fortaleçam os direitos da criança, segundo estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente; propiciar a sensibilização e formação dos profissionais das instituições selecionadas, ampliando os saberes e fazeres artísticos que valorizam a cultura lúdica local e a cultura da infância no Brasil. Aprofundando as relações transversais existentes entre as diferentes iniciativas da cultura e da infância desenvolvidas pelo Ministério da Cultura que encontram-se presentes nas atuações da SCC, através do Programa Cultura Viva, e da SID, por meio do Programa Diversidade e Identidade Cultural: Brasil Plural.

O evento contemplou a formação dos Ludoeducadores premiados no Edital PONTINHOS DE CULTURA, e implantação da rede desses Pontinhos e a continuidade da primeira oficina Brincando na Diversidade - Cultura na Infância.

O Encontro reuniu 215 iniciativas premiadas em edital nacional em 2008, receberam o prêmio em Uberaba a Associação dos Amigos do Sítio Paleontológico de Peirópolis (Ludossauro), a Fundação Cultural de Uberaba (Circo do Povo) e a Universidade de Uberaba.

Na foto (em anexo), com o Prêmio: Luciana Goulart, representando a Fundação Cultural de Uberaba e Beethoven Teixeira – Ludossauro, Associação dos Amigos do Sítio Paleontológico de Peirópolis ao lado de Adriana Freyberger, arquiteta que projetou o espaço da Ludossauro na Rede Nacional de Paleontologia, representando a Secretaria da Cidadania Cultural – Minc e Pontão Labrimp, Faculdade de Educação da USP.

Um comentário:

**lugullar** disse...

Gostaria de agradecer a veiculação da matéria a respeito do Prêmio Ludicidade que nossa cidade teve o privilégio de participar e ser contemplada, entre tantas outras iniciativas.
Ressalto que o valor do Prêmio vai muito além da representatividade local de um Pontinho em nossa cidade, visto que temos mais dois por aqui. Mas, pelo resultado de um trabalho voltado à educação e valorização da infância e adolescência e/para/de/em suas potencialidades.
Creio que a implantação e o desenvolvimento de Ludotecas oportuniza o saber e o fazer nas mais variadas formas de expressão.

Cacá Perez & convidados II

Charge do Toninho

Charge do Toninho