segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Convocação aos associados do TEU - Teatro Experimental de Uberaba

CONVOCAÇÃO

Convocamos os associados do TEU – Teatro Experimental de Uberaba para homologação da prorrogação de mandato de 20 de novembro de 2013 a 20 de novembro de 2015, nos termos do Artigo 17, parágrafo 2º e Artigo 33 do estatuto, oficializada através de “Comunicado” de 20 de novembro de 2013, regulamentado pelo Regimento Interno, e para a alteração do parágrafo 2º do Art. 17 do estatuto.

Local: TEU – Teatro Experimental de Uberaba
Data: 13 de dezembro de 2014 (sábado)
Hora: 15 horas  

Art. 14, parágrafo 1º: A Assembléia Geral se instalará em primeira chamada com a metade dos associados em pleno gozo de seus direitos estatutários e, em seguida e última chamada, 30 minutos após a primeira, com a presença de qualquer número destes associados e deliberará por decisão da maioria simples dos presentes.

Uberaba, 8 de dezembro de 2014

Carlos Marcos Perez Andrade
Presidente em exercício do TEU – Teatro Experimental de Uberaba
CNPJ 19.059.070/0001-43
Rua Padre Zeferino, 988
Uberaba – Minas Gerais



domingo, 20 de julho de 2014

Rede Pontos de Cultura se reúne com MinC, FCU e Prefeito Piau

Neste sábado, 19 de julho, a convite da FCU, participei de reunião sobre a Rede Pontos de Cultura de Uberaba, representando o Ponto de Cultura Cordas do Cerrado (TEU), onde estiveram presentes a Representante Regional do MinC, Cesárea Macedo, Prefeito Paulo Piau (PMDB), Presidente da FCU Sumayra Oliveira (PCdoB), Lisete Resende, Mestre Café, Graça Salvador, Kate Árabe, Kleider Risso e Núbia Nogueira, representando o Ponto de Cultura Capoeira para Todos - Gingando contra a exclusão (CCCAB).

A Presidente da FCU, Sumayra, fez a abertura da reunião, agradecendo a presença de todos. A renovação da Rede Pontos de Cultura e novas mudanças, positivas, no formato da parceria entre o MinC, Prefeitura, FCU e entidades culturais, foram repassadas pela representante regional do MinC.

Cesárea informou sobre decreto da Presidente Dilma (PT), publicado em maio (alterando o decreto 6.170/2007) criando um marco legal da cultura, onde instruções normativas específicas seriam adotadas, respeitando as particularidades dessa área. Outro ponto positivo foi a mudança no formato atual, de convênio, para prêmio, em relação aos Pontos de Cultura, o que facilitará a gestão, diminuindo a burocracia e isentando de impostos as entidades proponentes, como disse a Ministra da Cultura, Marta Suplicy: “As novas regras assinadas pela presidenta Dilma vão beneficiar diretamente os agentes de Pontos de Cultura, uma das políticas mais abrangentes e democráticas do Ministério da Cultura. A alteração na política de prestação de contas, com olhar sensível às particularidades de cada projeto, é fundamental para a sobrevivência desses grupos e a democratização do acesso à cultura no país”.

O Prefeito Paulo Piau (PMDB) se colocou à disposição para dar continuidade à parceria com o Ministério da Cultura, informando, inclusive, que já estava assegurado no orçamento do município para 2014, os recursos necessários para a celebração desta renovação.


Vários assuntos ligados às políticas públicas da cultura foram abordados, sempre esclarecidos pela Cesárea, que não mediu esforços para responder a todos, destacando sempre a importância do Sistema Nacional da Cultura e Sistema Municipal da Cultura como o meio mais eficaz de democratizar a cultura em nosso país. 

Jornalista Graça Salvador, Mestre Café, Presidente Sumayra (PCdoB),
Prefeito Piau (PMDB), Representante MinC Cesárea, Kate Árabe,
Lisete Resente, Kleider Risso e Núbia Nogueira.

Núbia, Lisete, Cesárea, Cacá, Kate e Mestre Café.

Cesárea, Kate, Sumayra, Piau, Graça e Mestre Café.



quarta-feira, 28 de maio de 2014

Seus versos essenciais

Terezinha Hueb de Menezes em noite de autógrafo

As coisas essenciais não têm valor. Talvez por isso mesmo, sejam essenciais.
Há sete dias uma amiga querida partia para “a grande viagem”, como minha mãe costumava dizer. Muitas lembranças afloravam em versos coloridos e perfumados que ela deixou, intocáveis pelo tempo, tangidos pela alma.
Uma de suas crônicas dizia sobre a quase impossibilidade de “passarmos a vida à limpo”, pois “tentando corrigir um erro, poderemos estar incorrendo em outro, talvez mais acentuado que o primeiro. O que ficou para trás, portanto, ficou, com seus acertos e seus enganos”.
E entre os “acertos” e “enganos” fica a vivência da magia da existência, que Deus nos presenteou.
Além dos julgamentos e interpretações está a vida, plena e absoluta, determinada a seguir em frente, ainda que pareça ir em direções que não compreendamos.
Porém, o essencial está ali presente: o ar, o sol, as flores, a água, a terra, os pássaros, a natureza enfim, e quem somos, a perceber-nos parte dessa essência, ou não.
O universo materializado que conhecemos e o universo imponderável e infinito que desconhecemos nos envolve os sentidos, e quem somos na transcendência.
Porém, o essencial está ali presente: o amor, a paz, a amizade, a felicidade, o êxtase da existência enfim, a perceber-nos parte desse cosmos, ou não.
Hoje, novos velhos amigos e seu amado a recebem, amiga.
Porém, “fica conosco” também, hoje e sempre, no teu exemplo de vida e em teus versos essenciais: “Fica conosco, Senhor, é tarde, a noite já vem”. Fica conosco! E nós ficaremos contigo: e assim, nem nós nos afastaremos de ti, nem tu te afastarás de nós. E como nos farás companhia, também companhia faremos a ti. Tua presença tornará nossa jornada mais leve, pois teremos quem nos ampare, nas horas claudicantes, quem nos apresente o ombro, na premência do consolo, quem recolha nossas lágrimas, teimosas em cair, quem nos afague a face, quando o sorriso desabrochar, nas horas de alegria. “Fica conosco, Senhor! Fica conosco! ” *Lc 24,29 (Terezinha Hueb de Menezes)
Carlos Perez



Cacá Perez & convidados II

Charge do Toninho

Charge do Toninho