domingo, 31 de julho de 2011

Baralle Neto, expressão máxima do Teatro de Uberaba - por Juarez Batista Filho

Baralle Neto - Foto: Site Semana de Teatro de Goiás

Baralle Neto, expressao màxima do Teatro de Uberaba que mesmo após sua morte está sendo montado em Goiânia onde teve o Festival Baralle Neto, no Teatro Goiânia, sendo montado no centro cultural da Pça da Liberdade, patrocinado pela Vale do Rio Doce em BH.
Baralle deixou uma obra fantástica tendo sido filmada também.
Recordes de público e temporada com “Aqui embaixo no porão” do Rui Resende e “Morte e Vida Severina”, (direção) do Siqueira, até então não batidos por ninguém, entre tantas outras produções e também como autor de “Homens Sucata”, “Sinal Fechado”, “A Arara encantada”, “O contador de estórias”, “O contador de estórias do cerrado”, entre tantos textos encenados em Brasília, Goiânia, BH, Uberlândia, em SP pela craque Tininha Calazans, entre tantos.

TEU comenta:
Tive a honra e felicidade de assistir à brilhante performance de Baralle em "Liberdade, Liberdade", no TEU da Rua João Pinheiro, na "sessão maldita" às 0 horas. Hoje, o "palco" virou estacionamento. A barra de metal onde o ator Baralle foi amarrado e torturado ainda continua no local, simbolizando a resistência da autêntica arte, que transcende o tempo e o espaço.
Há 1 ano a Diretoria do TEU propôs que a sala de ensaio da sede própria do TEU, hoje administrada pela Fundação Cultural, à revelia da ong,  recebesse o nome de Baralle Neto, o que ainda não aconteceu.
Mas continuamos na luta pela "Liberdade, Liberdade" do TEU, da arte de Uberaba e pela valorização de grandes nomes, como o de Baralle Neto. 

Nenhum comentário:

Cacá Perez & convidados II

Charge do Toninho

Charge do Toninho