quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundo Municipal de Cultura e Cadastro Cultural são entregues na CMU

Prezados artistas e agentes culturais de Uberaba.
Do nosso Fórum Cultural Permanente, promovido pelo TEU e realizado semanalmente no ano passado, resultaram inúmeras propostas e sugestões que deram origem a documentos encaminhados à Comissão de Educação e Cultura da Câmara, presidida pelo Vereador Godoy, bem como à Fundação Cultural de Uberaba, sendo eles: Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundo Municipal de Cultura, Cadastro Cultural do Município e Conselho Municipal de Cultura, este último aprovado durante a Conferência Municipal no final de 2009.

Com a aprovação da Lei que cria o Sistema Municipal de Cultura oficializa-se os trabalhos que viabilizarão os instrumentos legais, já citados.

É bom lembrar que em julho de 2009 o Teatro Experimental de Uberaba agendou visita com a Secretária de Cultura de Uberlândia, Monica Debs, convidando o vereador Godoy e o Presidente da CMU, Lourival Santos, que participaram da reunião. A partir de então, dezenas de reuniões da ong com os assessores parlamentares da Câmara Municipal, orientados pela Comissão de Educação e Cultura, aconteceram.

Recentemente foi protocolado na Câmara, através dos Vereadores Godoy e Samuel Pereira, o fruto dessas reuniões, noticiado pela imprensa local: 

(...)"Os vereadores Carlos Godoy (PTB) e Samuel Pereira (PR) entregaram projetos de lei ao secretário de Governo, Rodrigo Mateus, voltados à estruturação de política cultural. São eles: Lei de Incentivo à Cultura, criação do Fundo Municipal de Cultura e, ainda, do Cadastro Cultural". (Jornal da Manhã / 22-09-2010).

Esperamos que em breve o executivo aprecie esses projetos de lei e os leve à plenária para referendo do segmento cultural, bem como possíveis modificações que possam surgir desse encontro.
Na ocasião, espero contar com a participação de todos para celebrarmos esse marco histórico da política cultural de Uberaba.

Carlos Perez(Cacá)
Presidente do TEU
Teatro Experimental de Uberaba

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Carlos

Trabalho na Secretaria de Educação e Cultura do meu município. Inferlizmente não temos ainda aqui um projeto ou lei de incentivo à cultura, embora sejamos denominados como Terra dos Poetas. Por isso estamos sentindo a necessidade urgente de propor a criação de Lei que autorize a criação de um Fundo municipal de Cultura, como você postou que conseguiram organizar material para enviar como sugestão à Camara, gostaria que me mandasse sugestões e idéias de como fazer isso aqui na mina cidade. Se possível espero sugestões suas no meu e-mail: jupmsantiago@gmail.com. (Juliana - Santiago - RS - Terra dos Poetas)

Cacá Perez & convidados II

Charge do Toninho

Charge do Toninho