Prezados artistas e agentes culturais de Uberaba.
Do nosso Fórum Cultural Permanente, promovido pelo TEU e realizado semanalmente no ano passado, resultaram inúmeras propostas e sugestões que deram origem a documentos encaminhados à Comissão de Educação e Cultura da Câmara, presidida pelo Vereador Godoy, bem como à Fundação Cultural de Uberaba, sendo eles: Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundo Municipal de Cultura, Cadastro Cultural do Município e Conselho Municipal de Cultura, este último aprovado durante a Conferência Municipal no final de 2009.
Com a aprovação da Lei que cria o Sistema Municipal de Cultura oficializa-se os trabalhos que viabilizarão os instrumentos legais, já citados.
É bom lembrar que em julho de 2009 o Teatro Experimental de Uberaba agendou visita com a Secretária de Cultura de Uberlândia, Monica Debs, convidando o vereador Godoy e o Presidente da CMU, Lourival Santos, que participaram da reunião. A partir de então, dezenas de reuniões da ong com os assessores parlamentares da Câmara Municipal, orientados pela Comissão de Educação e Cultura, aconteceram.
Recentemente foi protocolado na Câmara, através dos Vereadores Godoy e Samuel Pereira, o fruto dessas reuniões, noticiado pela imprensa local:
(...)"Os vereadores Carlos Godoy (PTB) e Samuel Pereira (PR) entregaram projetos de lei ao secretário de Governo, Rodrigo Mateus, voltados à estruturação de política cultural. São eles: Lei de Incentivo à Cultura, criação do Fundo Municipal de Cultura e, ainda, do Cadastro Cultural". (Jornal da Manhã / 22-09-2010).
Esperamos que em breve o executivo aprecie esses projetos de lei e os leve à plenária para referendo do segmento cultural, bem como possíveis modificações que possam surgir desse encontro.
Na ocasião, espero contar com a participação de todos para celebrarmos esse marco histórico da política cultural de Uberaba.
Carlos Perez(Cacá)
Presidente do TEU
Teatro Experimental de Uberaba