segunda-feira, 28 de junho de 2010

MinC e FCU: Rede de Pontos de Cultura em Uberaba é destaque no JM.

Criação de orquestra de cordas e oficinas de capoeira para deficientes visuais estão entre projetos selecionados para a rede Pontos de Cultura. Oito propostas já estão aprovadas e as entidades estão juntando documentos para firmar contratos. A expectativa da Fundação Cultural é assinar os convênios até 1° de julho.

A orquestra de Cordas do Cerrado foi proposta por representantes do Teatro Experimental de Uberaba (TEU). Para montar o grupo, serão realizadas oficinas gratuitas para aprendizado de viola, violino, violoncelo e contrabaixo. Já quanto ao projeto Capoeira para Todos – Gingando contra a exclusão, as atividades serão desenvolvidas no centro de capoeira Águia Branca, para ampliar o atendimento a deficientes visuais e também o trabalho já realizado há 12 anos com crianças, jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Outra ação envolverá as artes cênicas. A Fundação de Ensino Técnico e Pesquisa de Informática de Uberaba realizará oficinas permanentes de literatura e teatro para produzir e divulgar conhecimento sobre as artes. A biblioteca municipal também desenvolverá atividade para ampliar o acesso aos livros, principalmente em bairros de periferia.

A Associação de Mulheres Rurais (Amur) também conseguiu abertura de ponto de cultura e oferecerá capacitação com cursos de culinária, artesanato em fibras, linhas e tecido, bem como novas tecnologias. Na mesma linha, o projeto Beira de Estrada promoverá a produção e o comércio de produtos artesanais típicos da cultura mineira.

A lista inclui ainda a proposta “Na trilha dos dinossauros”, em Peirópolis, Ponte Alta e São Basílio, e ensinará sobre a importância do sítio paleontológico com recursos multimídia. O Instituto de Vivência em Valores Humanos também emplacou entre os pontos de cultura um programa de TV. Em formato de série, como o Telecurso 2000, os roteiros oferecerão educação em valores humanos. Cada ponto de cultura terá R$ 180 mil para desenvolver as atividades propostas num período de três anos.


Comentário: É sempre bom ressaltar que a Rede de Pontos de Cultura foi criada pelo Ministério da Cultura, com realização de parcerias com os governos estaduais e municipais, como é o caso em Uberaba.

Nenhum comentário:

Cacá Perez & convidados II

Charge do Toninho

Charge do Toninho