domingo, 23 de janeiro de 2011

Projeto Cidade Cultural deve ser iniciado este ano - JM

Renata Gomide - 23/01/2011

Incentivador das artes, nas suas mais diversas formas de expressão, o deputado federal licenciado e atual secretário de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues (PSDB), mantém-se firme no propósito de implantar a Cidade Cultural da Mojiana em Uberaba. Em fase de finalização do projeto arquitetônico, a ideia é aproveitar os barracões existentes na região para criar o que o tucano chamou de “estação memória”.
No local serão reunidos o arquivo público, o museu da imagem e do som e o memorial da imprensa – este último foi uma proposta da diretora presidente do Grupo JM de Comunicação, Lídia Prata Ciabotti. Mas o projeto não para por ai, já que está previsto agregar à Cidade Cultural, a Casa do Artesão e o museu da viola caipira.
Segundo Narcio, será criado o “altar da viola”, uma sugestão dos artistas Renato Teixeira e Almir Sater, onde serão promovidas apresentações ao vivo. E mais: será instalado um grande teatro com espaço para oficinas de arte e também a sede da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, com o propósito de também desenvolver oficinas de literatura e leitura e evidenciar o grande manancial de produção literária da região. “Esse conjunto vai se transformar em um shopping cultural e de convivência”, garante o secretário. 
Ele conta que a previsão é entregar o projeto pronto em dois ou três anos, já que as obras consumirão pelo menos 20 milhões de reais. A meta inicial, conforme Narcio, é empregar R$ 10 milhões já em 2011. O tucano assegura que tem total apoio do prefeito Anderson Adauto (PMDB), com quem mantém relação institucional acima das diferenças partidárias. O secretário acrescenta que paralelamente à implantação da Cidade Cultural da Mojiana está investindo na Alameda Literária da praça Comendador Quintino, “onde vamos transformar o conjunto arquitetônico local – fantástico por sinal – em um espaço de lazer, leitura e convivência e para apresentação de artistas locais.”
Questionado se essas ações darão um novo impulso à produção cultural local, Narcio disse acreditar que sim. Ele observa que desde que assumiu para o seu primeiro mandato que a cultura em Uberaba é brasa coberta de cinzas e que basta soprar para aflorar. Nesse aspecto, ele diz que é preciso convocar a Universidade (UFTM) e o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) que estão devendo uma atuação mais efetiva na área, através de cursos de artes cênicas e literatura. “Precisamos que essas instituições entendam que esta é uma vocação de Uberaba, e que é tarefa delas soprar essas cinzas”, encerra. (RG)
 
Fonte: JM online

Comentário:
O Secretário Nárcio foi muito feliz em sua fala de que "a cultura em Uberaba é brasa coberta de cinzas e que basta soprar para aflorar". Temos muitos talentos artísticos e culturais, muitos reconhecidos nacional e internacionalmente. O que falta é o "sopro" de políticas públicas mais profundas e consistentes.
A implantação de cursos superiores de artes na UFTM, é também uma antiga reivindicação do segmento cultural, já postado em nosso blog.
Infelizmente o Curso de Artes Visuais do Cesube não foi devidamente apoiado pela adminstração municipal. 
Embora Uberaba esteja muito atrasada neste aspecto, acreditamos que com o apoio do Secretário Nárcio as novas gerações não serão tão prejudicadas quanto as gerações presentes e passadas e que Uberaba deixe de ser, definitivamente, uma "terra madrasta".
Carlos Perez

Nenhum comentário:

Cacá Perez & convidados II

Charge do Toninho

Charge do Toninho