quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundo Municipal de Cultura e Cadastro Cultural são entregues na CMU

Prezados artistas e agentes culturais de Uberaba.
Do nosso Fórum Cultural Permanente, promovido pelo TEU e realizado semanalmente no ano passado, resultaram inúmeras propostas e sugestões que deram origem a documentos encaminhados à Comissão de Educação e Cultura da Câmara, presidida pelo Vereador Godoy, bem como à Fundação Cultural de Uberaba, sendo eles: Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundo Municipal de Cultura, Cadastro Cultural do Município e Conselho Municipal de Cultura, este último aprovado durante a Conferência Municipal no final de 2009.

Com a aprovação da Lei que cria o Sistema Municipal de Cultura oficializa-se os trabalhos que viabilizarão os instrumentos legais, já citados.

É bom lembrar que em julho de 2009 o Teatro Experimental de Uberaba agendou visita com a Secretária de Cultura de Uberlândia, Monica Debs, convidando o vereador Godoy e o Presidente da CMU, Lourival Santos, que participaram da reunião. A partir de então, dezenas de reuniões da ong com os assessores parlamentares da Câmara Municipal, orientados pela Comissão de Educação e Cultura, aconteceram.

Recentemente foi protocolado na Câmara, através dos Vereadores Godoy e Samuel Pereira, o fruto dessas reuniões, noticiado pela imprensa local: 

(...)"Os vereadores Carlos Godoy (PTB) e Samuel Pereira (PR) entregaram projetos de lei ao secretário de Governo, Rodrigo Mateus, voltados à estruturação de política cultural. São eles: Lei de Incentivo à Cultura, criação do Fundo Municipal de Cultura e, ainda, do Cadastro Cultural". (Jornal da Manhã / 22-09-2010).

Esperamos que em breve o executivo aprecie esses projetos de lei e os leve à plenária para referendo do segmento cultural, bem como possíveis modificações que possam surgir desse encontro.
Na ocasião, espero contar com a participação de todos para celebrarmos esse marco histórico da política cultural de Uberaba.

Carlos Perez(Cacá)
Presidente do TEU
Teatro Experimental de Uberaba

Carta aberta ao Zuzu - Em defesa de uma política cultural sustentável

Caro Zuzu, eu pessoalmente, e em nome dos Diretores e Conselheiros do Teatro Experimental de Uberaba é quem agradecemos por sua luta, ideal, serenidade e lucidez quanto à política cultural, tanto em nível federal quanto municipal.

O empenho do PCdoB, especificamente da sua pessoa e do vereador Lourival, tornando realidade os Pontos de Cultura em Uberaba é um divisor de águas na política cultural do município.

Agregado aos estudos que há longos anos estamos fazendo em relação à Lei Municipal de Incentivo à Cultura e Fundo Municipal de Cultura, protocolados recentemente na Câmara Municipal, através do Vereador Godoy, vemos com esperança a aprovação por parte do executivo desses importantes instrumentos para a composição e implementação definitiva do nosso Sistema Municipal de Cultura, somando-se o Cadastro Cultural do Município e o Conselho Municipal de Política Cultural, já empossado pelo governo municipal.

O Ponto de Cultura Cordas do Cerrado se coloca à sua disposição, buscando a sensibilização e consciência cultural e ambiental do nosso município e cidades da região.

Desejamos boas eleições e que o debate democrático no campo das idéias seja o objetivo maior, evitando a personificação de mitos, tão danoso à maturidade cívica dos cidadãos brasileiros.
A organização da sociedade civil e o fomento e apoio ao terceiro setor são fundamentais para que a descentralização do poder seja atingida, prova disso é o Programa "Pontos de Cultura", criado por Célio Turino do PCdoB, que tivemos a honra de conhecer e ler sua obra.
Nesse sentido, nos solidarizamos com a candidatura de Wadson Ribeiro do PCdoB à câmara federal, em reconhecimento à luta em defesa da cultura, da educação e do esporte como ferramentas de promoção humana em harmonia com um desenvolvimento sustentável, respeitando o meio ambiente e a diversidade cultural de nosso país.
Conte sempre conosco na construção de novas frentes sustentáveis para a cultura e o meio ambiente do nosso querido município de Uberaba, nome indígena que precisamos resgatar com dignidade e respeito.

Com gratidão.

Carlos Perez (Cacá)
Presidente do TEU - Teatro Experimental de Uberaba

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Cordas do Cerrado no "Ecologia e Renascimento" na Caieira da Fazenda São Lourenço (Peirópolis)

Proprietários da Fazenda, O Tatu vai à Pé, Cordas do Cerrado, Grupo Todo Um de Teatro e Ari (cinegrafista)
Lívia (Todo Um de Teatro), Cacá, Giordan, Marcos Fuzaro, Robert Cruz e Rosana Caetano(Cordas do Cerrado) e Cássia Magaly(Todo Um de Teatro)

Evento "Ecologia e Renascimento - Celebração da Primavera". Local: Fazenda São Lourenço (Peirópolis). Dia: 19 de setembro de 2010.
Promoção: O Tatu vai à Pé. Apoio: Prefeitura Municipal de Uberaba, Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Uberaba, Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, Sebrae-MG, Circuito dos Lagos, Convention Bureau e Cordas do Cerrado.

Música Xamã com poemas de Manoel de Barros; "O Cio da Terra" (Chico Buarque e Milton Nascimento), "O Inverno" e "A Primavera" de Vivaldi; "Sol de Primavera" (Beto Guedes e Ronaldo Bastos) para Quinteto de Cordas com arranjo do Cordas do Cerrado, foram algumas das obras apresentadas.

A entrada do forno da caieira parecia uma igreja primitiva, onde o Cordas do Cerrado apresentou-se com excelente acústica, celebrando a natureza e o Criador.

Cacá Perez & convidados II

Charge do Toninho

Charge do Toninho